Uma Metodologia de Pesquisa Sobre a Construção de Conhecimentos em Circuitos Elétricos Lineares Elaborada com Base no Método Clínico Piagetiano

Autores

  • Fernando Bittencourt Freiesleben Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação. http://orcid.org/0000-0001-9175-9597
  • Maria Luiza Rheingantz Becker Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação.
  • Liane Ludwig Loder Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia Elétrica.

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20171731011

Palavras-chave:

Epistemologia Genética, Aprendizagem Tecnológica, Método Clínico, Circuitos Elétricos.

Resumo

Este artigo apresenta a metodologia de pesquisa desenvolvida para investigar a construção do conhecimento de estudantes bem como a sua compreensão sobre o conceito da resistência interna de uma fonte de tensão, representado pelo fenômeno cotidiano da redução do brilho de uma lâmpada ao se ligar um chuveiro. Adotou-se como referencial teórico, na área de Educação, a Epistemologia Genética de Jean Piaget, e na área de Eletricidade, a Teoria de Circuitos Elétricos Lineares (TCEL). Para a metodologia, utilizou-se a abordagem qualitativa, mediante o uso da estratégia de estudos de casos múltiplos. As entrevistas foram semiestruturadas, inspiradas e adaptadas do Método Clínico Piagetiano com a intenção de identificar e analisar as explicações e as relações que os estudantes estabeleciam com o modelo teórico que explica o fenômeno. Assim, pretende-se apresentar aos leitores docentes possibilidades de utilização desse material como referência, reflexão e estímulo para a investigação das suas próprias práticas em sala de aula, bem como para a elaboração de ações pedagógicas que acompanhem a aprendizagem dos estudantes no contexto de cursos tecnológicos de eletricidade, eletrônica ou afins, tanto no Ensino Médio como no Superior. Por isso, são detalhadas todas as etapas de elaboração do instrumento de coleta de dados, são citadas respostas dos entrevistados, são apresentadas reflexões sobre cuidados e benefícios da metodologia para possibilitar a tomada de consciência dos atores sobre outros pontos de vista, e, por fim, são discutidas possibilidades de elaboração de atividades interativas e prospectivas para o uso em sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ballard, E., & Hodgson-Drysdale, T. (2011). Explaining electrical circuits. Science and Children, 48(8), 37–41.
Battro, A. M. (1978). Dicionário terminológico de Jean Piaget. São Paulo: Pioneira.
Bovet, M., Inhelder, B., & Sinclair, H. (1977). Aprendizagem e estruturas do conhecimento. São Paulo: Saraiva.
Delval, J. (2002). Introdução à prática do método clínico: Descobrindo o pensamento das crianças. Porto Alegre: Artmed.
Delval, J. (2010). Aprender investigando. In F. Becker, T. Marques, & B. Iwasko (Orgs.), Ser professor é ser pesquisador (pp. 115–128). Porto Alegre, RS: Mediação.
Garcia, R., & Piaget, J. (1987). Psicogênese e História das Ciências. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Globo Comunicação e Participações S.A. (s/d) Educação. Enem 2013: questão 75. Recuperado de http://educacao.globo.com/provas/enem-2013/questoes/75.html.
Gouveia, A. A. (2007). Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos (Dissertação de Mestrado em Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual de Londrina), Londrina.
Macedo, L. (2010). Ensaios construtivistas. 6. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Piaget, J. (1926). A representação do mundo na criança. Rio de Janeiro: Distribuidora Record de Serviços de Imprensa.
Piaget, J. (1975). A Teoria de Piaget. In L. Carmichael, Manual de Psicologia da Criança: Vol. 4. Desenvolvimento Cognitivo I. São Paulo, SP: Editora da Universidade de São Paulo.
Piaget, J. (1977). A Tomada de Consciência. São Paulo: Melhoramentos.
Piaget, J. (1978). Fazer e compreender. São Paulo: Melhoramentos.
Piaget, J. (1990). A formação do símbolo na criança. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos.
Piaget, J. (1998). Sobre a Pedagogia: Textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Yin, R. K. (2001). Estudo de Caso: Planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Freiesleben, F. B., Becker, M. L. R., & Loder, L. L. (2017). Uma Metodologia de Pesquisa Sobre a Construção de Conhecimentos em Circuitos Elétricos Lineares Elaborada com Base no Método Clínico Piagetiano. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 17(3), 1011–1035. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec20171731011