A tomada de consciência da relação entre Organismos Transgênicos e Organismos Geneticamente Modificados: aprendizagem significativa entre estudantes de uma universidade pública no sudoeste da Bahia
Palavras-chave:
Tomada de consciência, Organismos Transgênicos, Organismos Geneticamente Modificados, Ensino e aprendizagem de ciências.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo acompanhar a tomada de consciência de alunos de disciplinas de Biologia de uma universidade pública da Bahia sobre as relações entre suas conceituações de organismos transgênicos (OT) e organismos geneticamente modificados (OGM). Para isso, elaborou-se uma proposta pedagógica a fim de acompanhar o processo de aprendizagem desses indivíduos em três momentos distintos do semestre letivo. A pesquisa é qualiquantitativa, focada na tomada de consciência como processo de conceituação na Epistemologia Genética. Foram utilizados questionários, mapas conceituais e filmagens. A análise considera o pensamento lógico-matemático implícito nas classificações realizadas pelos sujeitos para suas conceituações e destaca como evidência dessas classificações as relações estabelecidas entre OT e OGM, com o uso dos quantificadores “todos”, “alguns” e “nenhum”. Os resultados revelam a existência de três níveis de conceituação na trajetória de compreensão dos sujeitos. No nível I, 100% dos sujeitos consideraram OT sinônimo de OGM e os restringiram a plantas modificadas. No nível II, 28,2% consideraram OT como plantas, animais ou microrganismos, e 71,8% admitiram que todo OT é OGM, mas ainda não admitiam que nem todo OGM é OT. Finalmente, no nível III, 100% compreenderam que todo OT é OGM, mas ainda não compreendiam que nem todo OGM é OT. Destes, porém, apenas 87% reconheceram que organismos originados por processos naturais (conjugação, transdução e transformação) não poderiam ser considerados OGM. Concluiu-se que os níveis de conceituação encontrados são necessários para a compreensão científica da Biotecnologia e, portanto, podem servir como referência para professores em sua prática pedagógica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.