Questionamentos em Aulas de Química: Um Estudo Comparativo da Prática Pedagógica em Diferentes Contextos Sociais

Autores

  • Rivaldo Lopes da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Geovânia dos Santos Moreira Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Bruno Ferreira dos Santos Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia http://orcid.org/0000-0002-9522-2268

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec201818169

Palavras-chave:

Ensino de Química, discurso em sala de aula, questionamentos.

Resumo

Este trabalho apresenta e discute os resultados de uma pesquisa sobre o discurso em salas de aula de Química e que teve como objeto os questionamentos do professor e dos estudantes. Baseada no conceito de enquadramento oriundo da teoria sobre o discurso pedagógico de Basil Bernstein e nos tipos de iniciação de Hugh Mehan, a pesquisa teve como objetivo estudar a influência dos contextos sociais sobre a prática pedagógica de professores de Química e sua manifestação sobre seus questionamentos em sala de aula. Por meio da análise, comparamos o posicionamento do professor durante os episódios de questionamento e os tipos de iniciação apresentados nas perguntas do docente e de seus estudantes. A metodologia da pesquisa foi baseada em um estudo de caso, e os dados foram coletados em duas escolas urbanas de Ensino Médio situadas em diferentes contextos socioeconômicos. Os resultados mostraram diferenças no posicionamento do professor tanto em relação às respostas dos alunos quanto em relação às suas perguntas em ambas as escolas e também diferenças no posicionamento do professor em relação às perguntas dos alunos entre as escolas. Também com base nos resultados de nossa análise, identificamos uma relação entre o tipo de iniciação e os graus de enquadramento da prática pedagógica. Atribuímos estes resultados à diferença no ritmo das práticas pedagógicas entre as escolas e ao modo de controle do professor frente aos alunos das duas escolas. Tais diferenças geraram diferentes cadeias de interação e perguntas com níveis conceituais distintos.

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Biografia do Autor

Rivaldo Lopes da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciando em Química, Mestrando do Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Geovânia dos Santos Moreira Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Química, Mestre em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Bruno Ferreira dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Bacharel e Mestre em Química pela Universidade Federal da Bahia, Doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidad Nacional de Quilmes, Argentina. Professor Titular do Departamento de Ciências e Tecnologias, Programa de Pós Graduação em Educação Científica e Formação de Professores de Ciências e Matemática

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Publicado

2018-04-30

Como Citar

da Silva, R. L., Souza, G. dos S. M., & Santos, B. F. dos. (2018). Questionamentos em Aulas de Química: Um Estudo Comparativo da Prática Pedagógica em Diferentes Contextos Sociais. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(2), 69–96. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec201818169

Edição

Seção

Artigos