Ação Mediada e Ensino por Investigação: Um Estudo Junto a Alunos do Ensino Médio em um Museu de Ciências

Palavras-chave: Ensino por Investigação, Mediação, Educação não formal, Museu de ciências.

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a mediação realizada em um museu de ciências durante uma atividade investigativa desenvolvida junto com um grupo de dez alunos de ensino médio de uma escola pública. A matriz teórica e metodológica foi a histórico-cultural e inspiradas na abordagem do ensino por investigação e na ação mediada. A pesquisa teve cunho qualitativo e colaborativo uma vez que uma professora de biologia e um pesquisador do museu de ciências trabalharam em parceria na elaboração de um roteiro investigativo que foi desenvolvido junto a um grupo de estudantes como parte de uma das ações do programa educativo do museu sobre a temática “répteis”. Os dados foram produzidos por meio de gravação de áudio e anotações em diário de campo durante o desenvolvimento da atividade. Para fins de análise, os dados foram selecionados e organizados em episódios que foram categorizados de acordo com os pressupostos do ensino por investigação: problematização e levantamento de hipóteses, teste de hipóteses e sistematização do conhecimento. As análises apontaram que durante o desenvolvimento da ação mediada, no contexto do museu de ciências, os alunos puderam vivenciar uma investigação científica participando ativamente do processo de construção do conhecimento. Evidencia-se aqui a importância de uma mediação pedagógica qualificada no decorrer da atividade investigativa, ressaltando-se a ação dos agentes operando com as ferramentas culturais disponíveis que contribuíram para potencializar o processo de aprendizagem dos conceitos biológicos abordados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Margareth Cancian Roldi, Instituto Federal do Espírito Santo
Programa de pós graduação em educação em Ciências e Matemática - EDUCIMAT. Campus Vitória-ES
Patricia Silveira da Silva Trazzi, Universidade Federal do Espirito Santo - UFES
Professora Adjunta do Departamento de Teorias do Esino e Práticas Educacionais-UFES- área de educação em Ciências. Professora do Mestrado Profissional em Educação- PPGMPE-UFES.

Referências

Azevedo, M. C. P. S. (2009). Ensino por Investigação: problematizando as atividades em sala de Aula. In A. M. P. Carvalho (Org.), Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. (pp. 19–33). São Paulo, SP: Cengage Learning.
Bakhtin, M. (2009). Marxismo e filosofia da linguagem. (13a ed.). São Paulo: HUCITEC.
Borges, A. T. (2002). Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 19(3), 291–313. Recuperado de https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6607/6099
Capecchi, M. C. V. M. (2013). Problematização no ensino de ciências. In A. M. P. Carvalho (Org.), Ensino de ciências por investigação: Condições para implementação em sala de aula. (pp. 21–39).São Paulo, SP: Cengage Learning.
Carvalho, A. M. P. (2017). Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning.
Carvalho, A. M. P. (2013). O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In A. M. P. Carvalho (org.). Ensino de ciências por investigação: Condições para implementação em sala de aula. (pp. 129–145). São Paulo, SP: Cengage Learning.
Carvalho, A. M. P. (2009). Critérios estruturantes para o ensino das ciências. In A. M. P. Carvalho (org.), Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. (pp. 01–17). São Paulo, SP: Cengage Learning.
Franco, M. A. R. S. (2012). Pedagogia e prática docente. São Paulo: Cortez.
Gil-Perez, D. (1996). La metodologia científica y la enseñanza de las ciências: unas relaciones controvertidas. Enseñanza de las Ciencias: Revista de investigación y experiencias didácticas., 4(2), 111–121. Recuperado de https://www.raco.cat/index.php/Ensenanza/article/view/50876
Gil-Pérez, D., & Carvalho, A. M. P. (2000). Formação de professores de Ciências: tendências e inovações. (4a ed.). São Paulo: Cortez.
Hodson, D. (1998). Exploring and developing personal understanding through pratical work. In D. Hodson. Teaching and learning science: Towards personalized approach. (pp.143–154). Buckingham: Open University Press.
Mortimer, E. F., & Scott, P. (2003). Meaning making in secondary science classrooms. Maidenhead, Philadelphia: Open University Press.
Munford. D., & Lima, C. M. E. C. (2007). Ensinar Ciências por investigação: Em que estamos de acordo? Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. 9(1), 89–111. https://dx.doi.org/10.1590/1983-21172007090107
Marandino, M. (2010). Museus e educação: discutindo aspectos que configuram a didática museal. In A. Dalben, J. Diniz, L. Leal, & L. Santos (Orgs). Coleção didática e prática de ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. (pp.89–400). Belo Horizonte: Autêntica.
Nascimento, S. S. (2010). A relação museu e escola na prática docente: Tensões de uma atividade educativa. In A. Dalben, J. Diniz, L. Leal, & L. Santos (Orgs). Coleção didática e prática de ensino: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. (pp. 370–388). Belo Horizonte: Autêntica.
Pough, F. H., Heiser, J. B., & Mcfarland, W. N. (2008). A vida dos vertebrados. (4a ed.) São Paulo: Atheneu.
Raith, S. (2016). The Meaning of Context: Upper Secondary Students’ Meaning-Making and Engagement with Analogue and Digital Artefacts in the Museum and at School. In O. Erstad, K. Kumpulainen, A. Mäkitalo, K. C. Shroder, P. Pruulmann-Vengerfeldt, & T. Jóhannsdóttir (Eds.). Learning across contexts in the knowledge society. (pp. 111–130). Rotterdam, Boston & Taipei: Sense.
Roldi, M. M. C, Soares, L. M. S., Pinheiro, R. F. M., Soares, R. B., Serpa, A. Pugnal, F. L., & Silva, M. A. J. (2016). Projeto jovens pesquisadores: ensino de biologia e divulgação científica em um espaço não formal de educação em Santa Teresa no Espírito Santo. Revista da SbenBio. 9. VI Enebio e VIII Erebio Regional 3, 574–684. Recuperado de http://www.sbenbio.org.br/wordpress/wp-content/uploads/renbio-9/pdfs/1659.pdf
Rowe, S., & Bachman, J. (2012). Mediated action as a framework for exploring learning in informal settings. In D. Ash, J. Rahm, & L. Melber (Eds.), Putting theory into practice:tools for research in informal settings. (pp. 143–163). Rotterdam, Boston & Taipei: Sense.
Sá, E. F., Lima, M. E. C. C., & Aguiar Júnior, O. (2011). A construção de sentidos para o termo ensino por investigação no contexto de um curso de formação. Investigações em Ensino de Ciências. 16(1), 79–102. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/247/173
Schmidt-Nielsen, K. (1996). Fisiologia Animal: Adaptação e Meio Ambiente. São Paulo, Santos: Livraria Editora.
Trazzi, P. S. S., & Oliveira, I. M. (2016 b) O processo de apropriação dos conceitos de fotossíntese e respiração celular por alunos em aulas de Biologia Revista Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências. 18(1), 85–106. Recuperado http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S198321172016000100085&script=sci_abstract&tlng=pt 10.1590/1983-21172016180105
Trazzi, P. S. S., & Oliveira, I. M. (2016 a) Ação mediada no processo de formação dos conceitos científicos de fotossíntese e respiração celular em aulas de Biologia. Investigações em Ensino de Ciências. 21(2), 121–136. Recuperado de https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/viewFile/325/210.
Wertsch, J. V. (1991). Voices of the mind: a sociocultural approach to mediated action. Cambridge, Massachusetts: Harvard University Press.
Wertsch, J. V. (1999). La mente en acción. Buenos Aires: Aique.
Wertsch, J. V. (1998). A necessidade da ação na pesquisa sociocultural. In J. V. Wertsch, P. Del Río, & A. Alvarez (Orgs.). Estudos socioculturais da mente. (pp. 56–71). Porto Alegre: Artmed.
Publicado
2018-12-15
Como Citar
Cancian Roldi, M. M., Jonis Silva, M. do A., & Trazzi, P. S. da S. (2018). Ação Mediada e Ensino por Investigação: Um Estudo Junto a Alunos do Ensino Médio em um Museu de Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(3), 967-991. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183967