A Mediação Pedagógica de uma Licencianda em Ciências Biológicas em uma Aula Investigativa de Ciências Envolvendo Conceitos Físicos
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u3765Palavras-chave:
formação do professor de Ciências, ação mediada, ensino por investigação, enculturação científica, ensino de conceitos físicosResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a mediação pedagógica realizada por uma graduanda em Ciências Biológicas durante uma aula de Ciências baseada no ensino por investigação que envolveu conceitos científicos de Física. A pesquisa, de cunho qualitativo e do tipo intervenção, utilizou como fonte de dados as interações discursivas entre professora e estudantes em uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Vitória, no Espírito Santo, coletadas através de registros de áudio. A análise da mediação realizada pela licencianda apoiou-se na teoria da ação mediada de Wertsch, enquanto o processo de enculturação foi investigado sob a luz da matriz sociocultural. Os resultados ajudam a entender a intrínseca relação entre a mediação intencional e organizada e a promoção de um ambiente investigativo, rico em trocas verbais, as quais contribuíram com o processo de enculturação dos estudantes.
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