A Mediação Pedagógica de uma Licencianda em Ciências Biológicas em uma Aula Investigativa de Ciências Envolvendo Conceitos Físicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u3765

Palavras-chave:

formação do professor de Ciências, ação mediada, ensino por investigação, enculturação científica, ensino de conceitos físicos

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a mediação pedagógica realizada por uma graduanda em Ciências Biológicas durante uma aula de Ciências baseada no ensino por investigação que envolveu conceitos científicos de Física. A pesquisa, de cunho qualitativo e do tipo intervenção, utilizou como fonte de dados as interações discursivas entre professora e estudantes em uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Vitória, no Espírito Santo, coletadas através de registros de áudio. A análise da mediação realizada pela licencianda apoiou-se na teoria da ação mediada de Wertsch, enquanto o processo de enculturação foi investigado sob a luz da matriz sociocultural. Os resultados ajudam a entender a intrínseca relação entre a mediação intencional e organizada e a promoção de um ambiente investigativo, rico em trocas verbais, as quais contribuíram com o processo de enculturação dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro da Silva Barcellos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Possui Licenciatura Plena em Física (2014) e Mestrado Profissional em Ensino de Física (2017), ambos pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professor substituto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Ciências por Investigação; Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Formação inicial e continuada de Professores de Ciências; e Desenvolvimento e uso de Jogos na educação.

Suiany Vitorino Gervásio, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Mestranda em Biologia Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós Graduação em Biologia Vegetal. Graduada em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Espírito Santo. Realizou Iniciação Científica (PIBIC/UFES) e estágio voluntário no Laboratório de Genética de Plantas e Toxicológica. Atuou como membro da equipe coordenadora de uma das salas da Mostra de Física e Astronomia da UFES.

Mirian do Amaral Jonis Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora Associada do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, lecionando nos cursos de Ciências Biológicas e Pedagogia. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEnFis) e do Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Instituto Federal do Espírito Santo desenvolvendo pesquisas relacionadas à formação inicial e continuada de professores, com ênfase no ensino de Ciências e Biologia para a Educação Básica. Desenvolveu projeto de pós-doutoramento no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Integra a equipe de coordenação do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) UFES / Universidade de Lisboa.

Geide Rosa Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Graduado em Física Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011). Atualmente é professor da área de ensino de Física no Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2010) atuando no curso presencial e na modalidade a distância e professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Física (PPGEnFis) da UFES. Desde 2014 é coordenador Adjunto do PPGEnFis-UFES. Foi professor de educação básica de nível médio - Secretaria Estadual da Educação de Minas Gerais (de 2001 até 2010). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas : Formação inicial e continuada de Professores de Ciências, Ensino por investigação e formação de professores, práticas docentes estabelecidas no contexto escolar e não escolar, Estratégias de Ensino e aprendizagem de conceitos científicos.

 

Downloads

Como Citar

Barcellos, L. da S., Gervásio, S. V., Jonis Silva, M. do A., & Coelho, G. R. (2019). A Mediação Pedagógica de uma Licencianda em Ciências Biológicas em uma Aula Investigativa de Ciências Envolvendo Conceitos Físicos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 37–65. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u3765

Edição

Seção

Artigos