Influência do Conteúdo de Química na Elaboração de Questões do Novo ENEM Associadas ao Enfoque CTS
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182699Palavras-chave:
Enfoque CTS, Ensino de Química, Enem.Resumo
A concepção do novo Enem incorpora uma proposta de avaliação do desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania, um dos objetivos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Neste contexto, esta pesquisa qualitativa, que adota também padrões quantitativos, teve como principal objetivo analisar como o conteúdo de Química pode influenciar na elaboração de questões alinhadas ao enfoque CTS, no novo Enem (2009–2015) e os fatores que influenciam esta relação. Para isso, foi realizada a análise do conteúdo e da estrutura das questões associadas ao ensino de Química aplicadas nesse exame. Excertos de entrevistas com professores de uma instituição pública de ensino superior, elaboradores de questões do Enem, foram considerados como apoio nas discussões. Os resultados mostraram que os conteúdos se apresentam como um fator que exerce influência na elaboração de questões sociocientíficas associadas ao enfoque CTS, embora a incidência de itens que abordam aspectos sociocientificos seja baixa.
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