Influência do Conteúdo de Química na Elaboração de Questões do Novo ENEM Associadas ao Enfoque CTS
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182699Keywords:
Enfoque CTS, Ensino de Química, Enem.Abstract
A concepção do novo Enem incorpora uma proposta de avaliação do desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania, um dos objetivos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Neste contexto, esta pesquisa qualitativa, que adota também padrões quantitativos, teve como principal objetivo analisar como o conteúdo de Química pode influenciar na elaboração de questões alinhadas ao enfoque CTS, no novo Enem (2009–2015) e os fatores que influenciam esta relação. Para isso, foi realizada a análise do conteúdo e da estrutura das questões associadas ao ensino de Química aplicadas nesse exame. Excertos de entrevistas com professores de uma instituição pública de ensino superior, elaboradores de questões do Enem, foram considerados como apoio nas discussões. Os resultados mostraram que os conteúdos se apresentam como um fator que exerce influência na elaboração de questões sociocientíficas associadas ao enfoque CTS, embora a incidência de itens que abordam aspectos sociocientificos seja baixa.
References
Auler, D. (2007). Enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade: pressupostos para o contexto brasileiro. Ciência & Ensino, 1(número especial), 1–20.
Barboza, L. M. V., & Fernandes, C. de O (2015). Questões de Química do Enem: conteúdos, contextualização e interdisciplinaridade. In Anais do XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE (p. 31656–31673), Curitiba, PR.
Bazzo. W. A. (Ed.), Palacios, E. M. G., Galbarte, J. C. G., Von Linsingem, I., Cerezo, J. A. L., Luián, J. L., et al. (2003). Introdução aos Estudos CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Madrid. Organização dos estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (1988). Brasília.
Firme, R. N. (2012). A abordagem ciência-tecnologia-sociedade (CTS) no ensino da termoquímica: análise da construção discursiva de uma professora sobre conceitos científicos. (Tese de Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife.
Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996 (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF.
Ludke, M., & André, M. E. D. A (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU.
Marcelino, L. V., & Recena, M. C. P. (2012). Possíveis influências do novo Enem nos currículos educacionais de Química. Estudos em Avaliação Educacional, 23(53), 148–177.
Mascio, C. C. (2010). Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): articulações entre a educação Ciência, Tecnologia e Sociedade e a proposta nacional para o ensino de Química. (Dissertação de Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP).
MEC (1961). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 4024, 20 de dezembro de 1961. Brasíl ia.
MEC (2002a). Exame Nacional do Ensino Médio: Documento Básico. Brasília: MEC/ Inep.
MEC (2002b). Relatório Pedagógico Enem 2002. Brasília, DF: Inep.
MEC (2010a). Matrizes de referência. v. 4, Brasília, DF: Inep.
MEC (2010b). Guia de elaboração e revisão de itens. v.1, Brasília, DF: Inep.
MEC (2014). Relatório Pedagógico Enem 2009–2010. Brasília, DF: Inep.
MEC (2015). Relatório Pedagógico Enem 2011–2012. Brasília, DF: Inep.
Melo, L. W. S., Sauer, E., Antiszko, T. R., Silveira, R. M. F. (2017). Investigação do enfoque CTS em questões de provas do Enem do quadro de ciências da natureza e suas tecnologias. Revista Espacios. 38(55), 18.
Moraes, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, 9(2), 191–211.
Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2006). Análise textual discursiva: processo reconstrutivo de múltiplas faces. Ciência & Educação,12(1), 117–128.
Moraes, R., & Galiazzi, M. C. (2007). Análise Textual Discursiva. Ijuí: Editora Unijuí.
Nascimento, T. G., & Von Linsingen, I. (2006). Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências. Convergencia Revista de Ciencias Sociales, (42).
Pinto, M. G. M., & Pacheco, R. de A. (2014). O Enem como referência para o ensino de História. Cadernos da Pedagogia. 8(15), 76–85.
Prudêncio, C. A. V. (2014). Perspectiva CTS em estágios curriculares em espaços de divulgação científica: contributos para a formação inicial de professores de Ciências e Biologia. (Tese de Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos (SP).
Santos, W. L. P. (2002). Aspectos sócio-científicos em aulas de Química. (Tese de Doutorado), Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Santos, W. L. P., & Maldaner, O. A. (Org.). (2010). Ensino de Química em foco. Ijuí (RS): Unijuí.
Santos, W. L. P., & SchnetzleR, R. P. (2010). Educação em Química: Compromisso com a cidadania. 4. ed. rev. atual. Ijuí (RS): Unijuí.
Santos, W. L. P., Mól, G. S., Silva, R. R. Matsunaga, R. T., Dib, S. M. F., Castro, E. N. F. et al. (2007). Química e sociedade: ensinando Química pela construção contextualizada dos conceitos químicos. In L. B. Zanon, O. A. Maldaner (Org.). Fundamentos e propostas de ensino de Química para a educação no Brasil, (pp. 67–87). Ijuí (RS): Unijuí.
Santos, W. L. P. (2007). Contextualização no ensino de ciências por meio de temas CTS em uma Perspectiva crítica. Ciência & Ensino, 1(número especial), 1–12.
Santos, W. L. P., & Mortimer, E. F. (2000). Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem CTS (Ciência-Tecnologia-Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 2(2).
Schnetzler, R. P. (2002). A pesquisa em ensino de Química no Brasil: conquistas e perspectivas. Química Nova, São Paulo, 25(1), 14–24.
Souza, J. R. T. (2016). CTS no contexto do novo Enem e do ensino de Química. (Tese de Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Instituto de Educação Matemática e Científica, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, Belém.
Stadler, J. P., Gonçalves, F. R., & Hussein, S. (2017). O perfil das questões de Ciências Naturais do novo Enem: interdisciplinaridade ou contextualização? Ciência & Educação, 23(2), 391–402. https://doi.org/10.1590/1516-731320170020007
Strieder, R. B. (2012). Abordagens CTS na educação científica no Brasil: sentidos e perspectivas. (Tese de Doutorado) - Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Química e Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Teixeira, P. M. M. (2003). Educação científica e movimento CTS no quadro das tendências pedagógicas no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 3(1), 88–102.
Von Linsingen, I. (2007). Perspectiva educacional CTS: aspectos de um campo em consolidação na América Latina. Ciência & Ensino, 1(número especial), 1–16.
Zanon, L. B., Maldaner, O. A., Gauche, R., & Santos, W. L. P. dos. (2004). Química. In Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica (Org.). Departamento de Políticas de Ensino Médio. Orientações Curriculares do Ensino Médio, (p. 207–257). Brasília, DF.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Jorge Raimundo da Trindade Souza, Licurgo p Brito
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.