Aspectos Científicos Implícitos na Obra O Quinze de Rachel de Queiroz: Aplicações na Educação em Ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u867890

Palavras-chave:

Educação em Ciências, ciência e literatura, alfabetização científica

Resumo

Em meio a uma sociedade cada vez mais rápida e efêmera, a inserção da leitura de clássicos da literatura entre os jovens é desafiadora, porém é um estímulo para o desenvolvimento de cidadãos críticos. Assim, considera-se a literatura como aliada ao processo de ensino-aprendizagem por promover o desenvolvimento cognitivo e social. Este estudo teve como objetivo identificar os aspectos científicos implícitos na obra de Rachel de Queiroz, O Quinze, para utilizá-la na educação em ciências no Ensino Médio, com vistas à alfabetização científica. Para tal, foi analisado se o livro possuía conteúdos científicos de acordo com as três esferas do conhecimento científico sistematizado, por meio da análise de conteúdo da obra. Na esfera conceitual-fenomenológica, foram identificados temas pertencentes às categorias saúde, meio ambiente e bioquímica. A esfera histórico-metodológica permite uma discussão epistemológica. Por fim, a esfera sociopolítica exibiu temas relacionados à Ciência e Sociedade. Conclui-se que a obra apresenta um extenso potencial para a educação científica.

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Biografia do Autor

Camila de Farias Vieira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Ciências Biológicas - UERJ

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade - UERJ/FFP

Natália Pereira de Almeida Nogueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Prof. Associada Dept. Bioquímica, Instituto de Biologia, UERJ

Magui Aparecida Vallim da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Prof. Dra. FAETEC Rio de Janeiro

Dept. Ensino de Ciências e Biologia, Instituto de Biologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Laboratório LeBMol Print - Laboratório de Ensino de Biologia Molecular e Práticas Interdisciplinares

Andréa Carla de Souza Góes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Prof. Dra. Andréa Carla de Souza Góes

Dept. Ensino de Ciências e Biologia, Instituto de Biologia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro- Laboratório LeBMol Print - Laboratório de Ensino de Biologia Molecular e Práticas Interdisciplinares

 

 

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Publicado

2024-08-24

Como Citar

Vieira, C. de F., Nogueira, N. P. de A., da Silva, M. A. V., & Góes, A. C. de S. (2024). Aspectos Científicos Implícitos na Obra O Quinze de Rachel de Queiroz: Aplicações na Educação em Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e52275, 1–24. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u867890

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Artigos