Alfabetização Científica e Tecnológica Escolar Como Transformação Social: Uma Análise a Partir de Uma Situação de Estudo Apoiada por Tecnologia Social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u129

Palavras-chave:

Alfabetização Científica e Tecnológica, transformação social, Situação de Estudo, Tecnologia Social, Argumentação

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar como os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental mobilizam as dimensões da Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) escolar, a partir da estrutura e qualidade dos argumentos elaborados e expostos durante a apresentação de uma Tecnologia Social Didática (TSD) à comunidade local. A pesquisa possui abordagem qualitativa e exploratória descritiva, com a participação de oito estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental, de uma escola municipal localizada em uma comunidade rural no município de Diamantina (MG), no Vale do Jequitinhonha. A coleta de dados incluiu a gravação em áudio das falas dos estudantes durante o desenvolvimento de uma Situação de Estudo (SE). As dimensões da ACT (prática, cultural, cívica e transformação social), os Elementos Taxonômicos da Argumentação Científica (ETAC) e os Níveis Hierárquicos da Qualidade do Argumento Modificado foram utilizados para a análise dos dados. Os resultados evidenciaram uma evolução significativa na estrutura e na qualidade dos argumentos apresentados pelos estudantes, com destaque para um entendimento mais profundo (ACT prática) e uma maior relação social (ACT cívica e transformação social) entre o conteúdo científico e tecnológico e sua exploração na comunidade local.

Biografia do Autor

  • Iury Henrique Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

    Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

    Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT)

  • Danilo Lopes Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduado em Química (Licenciatura)

    Mestre em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia pela UFVJM

    Doutorando em Educação pela UFMG

  • Geraldo Wellington Rocha Fernandes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

    Prof. Dr. Geraldo W. Rocha Fernandes 

    Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

    Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia - PPGECMaT
    Departamento de Ciências Biológicas - DCBIO/FCBS - Ensino de Física e Ciências

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Publicado

2025-02-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Alfabetização Científica e Tecnológica Escolar Como Transformação Social: Uma Análise a Partir de Uma Situação de Estudo Apoiada por Tecnologia Social. (2025). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e53657, 1-29. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u129