Meiose na Educação Básica: Análise de Concepções Docentes e Implicações para o Ensino
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u733763Palavras-chave:
ensino de genética, concepções de professores, concepções alternativas, aprendizagem conceitual, divisão celularResumo
O presente estudo tem como objetivo investigar as concepções docentes acerca do tema meiose, visando contribuir para o campo de investigação em Ensino de Ciências, fornecendo subsídios que promovam a compreensão bem como a superação de dificuldades associadas à apropriação de conhecimentos genéticos. Ademais, busca-se suprir a escassez existente na literatura da área Ensino de Genética quanto a investigações que tenham como foco principal professores em efetivo exercício da docência. Para a coleta de dados, foi utilizado o Inventário Conceitual de Meiose (ICM), instrumento previamente publicado e validado por pesquisadores norte-americanos. O ICM foi empregado pela primeira vez no Brasil, por nosso grupo de pesquisa, em uma adaptação destinada a identificar concepções alternativas entre estudantes e professores. Foram analisadas as concepções de 318 professores em exercício. Os resultados incluem uma análise comparativa com licenciandos em Ciências Biológicas, provenientes de uma pesquisa anterior com dados gerados pelo mesmo instrumento. Os docentes tiveram um desempenho geral inferior ao dos graduandos, embora ambos os grupos tenham demonstrado uma prevalência significativa de concepções alternativas sobre conceitos genéticos elementares relacionados à meiose. Os resultados revelam uma compreensão limitada desse processo biológico por parte dos pesquisados, o que representa um obstáculo para a concretização do ensino desse tema na educação básica e configura um ponto importante de atenção para os programas de formação docente.
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