Uma Contribuição ao Ensino de Genética por Meio de uma Abordagem do Trabalho de Mendel à Luz do Fluxo Sanguíneo da Ciência de Bruno Latour

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u355373

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, História da Genética, Teoria Ator-rede, História da Ciência, Gregor Mendel, Leis da Hereditariedade

Resumo

O uso da história da ciência na educação científica tem o potencial de contribuir para a conexão de contextos pessoais, éticos, culturais e políticos dos cientistas. A visão romantizada da ciência, que expõe cientistas como gênios trabalhando isoladamente, pode prejudicar a compreensão da natureza da ciência. Gregor Mendel é um exemplo dessa representação e o presente artigo traz uma contribuição no sentido de desmistificá-lo como o “pai da Genética”. Pensando em contribuir com elementos para proporcionar processos de ensino e aprendizagem mais próximos de uma abordagem menos romantizada, usamos a teoria ator-rede (TAR), de Bruno Latour, para guiar as análises das relações sociomateriais, e empreendemos uma análise sobre a inserção de Mendel no chamado fluxo da ciência, valendo-nos da literatura sobre a história de Mendel e da Genética. Dessa forma, foi possível compreender a rede que sustenta o desenvolvimento das leis da hereditariedade e indicar que Mendel mobilizou diversos atores (botânicos, físicos, matemáticos, ervilhas, estufas, assistentes, sociedades acadêmicas, agricultores e diferentes entidades), que colaboraram para a conclusão de seu trabalho. Com o presente trabalho, pretendemos contribuir para as pesquisas que buscam um tratamento historicamente mais adequado da sistematização da genética enquanto ciência e que poderá, também, auxiliar em processos de ensino/aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Francisco Ângelo Coutinho, Universidade Federal de Minas Gerais

    Sou graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), com ênfase em Lógica e Filosofia da Ciência, e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Sou professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atuo na graduação e na pós-graduação em Educação. Atuei como professor do ensino fundamental e médio, na rede pública e particular. Atuo em cursos de formação de professores desde 1995. Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em formação de conceitos na ciência e no ensino. Tenho interesse principalmente pelos temas linguagem e cognição, materialidade da cognição, teorias da instrução, perfil conceitual, processos de comunicação (verbal e não verbal) em salas de aula de Ciências e Biologia e por teorias e modelos de categorização e suas consequências para o ensino e a aprendizagem em ciências e biologia. Outro foco de minhas reflexões e pesquisas é a formação de cientistas, principalmente na área de Ecologia. Faço parte dos Grupos de Pesquisa Linguagem e Cognição em Salas de Aula de Ciências (FaE-UFMG, liderado pelo Prof. Eduardo Fleury Mortimer) e História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas (Dep Biologia Geral-UFBA, liderado pelos Profs. Nei de Freitas Nunes Neto e Charbel Niño El-Han). Sou líder do grupo Processos e Relações na Produção e Circulação do Conhecimento. Este grupo interessa-se pelo desenvolvimento de um quadro teórico-metodológico que permita estudar a cognição em diferentes práticas sociomateriais e as relações entre o conhecimento científico, o conhecimento cotidiano e o conhecimento escolar. Investigamos como as práticas sociomateriais contribuem para a tomada de decisões e, nesse sentido, procuramos entender os processos de argumentação e justificação do conhecimento. Pesquisamos como os actantes, humanos e não humanos, formam redes e moldam os contextos de aprendizagem. Investigamos as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade. Finalmente, as pesquisas desenvolvidas buscam soluções concretas para os problemas colocados pelo ensino, pelos métodos de ensino e pela formação docente.

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Publicado

2022-05-12

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma Contribuição ao Ensino de Genética por Meio de uma Abordagem do Trabalho de Mendel à Luz do Fluxo Sanguíneo da Ciência de Bruno Latour. (2022). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e34556, 1-19. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u355373

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