Argumentação em Aulas de Física: Proposta de uma Ferramenta Teórico-Metodológica para Construção e Análise de Situações de Ensino na Realidade Escolar

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u373401

Keywords:

Argumentação, realidade escolar, Ensino de Física

Abstract

Considerando as potencialidades da atividade argumentativa na aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes em Ciências, o objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de ferramenta teórico-metodológica para a construção e análise de atividade argumentativa em situações de ensino. Por um lado, fundamenta-se na teoria pragma-dialética de van Eemeren e Grootendorst (2004), que oferece instrumentos analíticos para compreender a argumentação enquanto prática discursiva estruturada por atos de fala e orientada pela resolução crítica de diferenças de opinião. Por outro lado, apoia-se na perspectiva de Edwards (1997), ao discutir as lógicas de interação e de conteúdo presentes no cotidiano escolar, compreendidas como formas pelas quais os sujeitos constroem e compartilham conhecimentos em contextos específicos — neste caso, o contexto escolar. Tendo por base a análise de um exemplo de uma situação escolar, destacamos que a ferramenta possibilita uma compreensão mais aprofundada do processo de construção de relações com o conhecimento escolar em aulas de Física, demonstrando como a atividade argumentativa potencializa esse processo.

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2025-06-30

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Artigos

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Argumentação em Aulas de Física: Proposta de uma Ferramenta Teórico-Metodológica para Construção e Análise de Situações de Ensino na Realidade Escolar. (2025). Brazilian Journal of Research in Science Education, e60018, 1-21. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u373401