Contribuições e Dificuldades de Práticas de Leitura e Escrita para Ensinar e Aprender Física no Ensino Médio: Reflexões à Luz da Cultura Escolar
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u449482Palavras-chave:
Leitura, Escrita, Ensino de Física, Cultura EscolarResumo
Estudos da literatura defendem a importância de práticas de leitura e escrita em aulas de Física, que podem assumir diferentes funções e finalidades na escola. Esta pesquisa analisa perspectivas de diferentes sujeitos, professor e estudantes de um contexto escolar, sobre as contribuições e dificuldades de considerar essas práticas para ensinar e aprender física em aulas da disciplina no Ensino Médio. Compreendendo leitura e escrita como práticas socioculturais e escolarizadas e adotando o conceito de cultura escolar, realizou-se o estudo em uma escola pública, em três turmas de terceiro ano. Os instrumentos utilizados foram observações de aulas, intervenção no contexto e entrevistas com 14 estudantes e com o professor, analisando-se as perspectivas desses diferentes sujeitos escolares sobre a temática, à luz do conceito de cultura escolar e da escola. A partir das análises, dentre vários elementos, evidencia-se que nas vozes desses sujeitos, a leitura permite melhor compreensão e ampliação dos olhares sobre os conceitos, enquanto a escrita auxilia na memorização e expressão do conhecimento. A intervenção evidenciou que é possível inserir tais práticas nas aulas de Física, de modo a ampliar as contribuições para o ensino-aprendizagem, explorando outros aspectos relacionados aos conceitos estudados. As dificuldades evidenciadas, por sua vez, referem-se principalmente à relação dos estudantes com essas práticas, à formação docente e a uma cultura escolar que influencia o seu uso, dentro de uma cultura já estabelecida nesta disciplina.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.