Scientific Literacy Contributions at the Galileo Museum (Florence): Integration between Historical Heritage and Contemporary

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u701732

Palavras-chave:

Scientific Literacy, science, education, non-formal education settings, Museo Galileo

Resumo

The Museo Galileo, in Florence, Italy, stands out as a non-formal education settings (NFES) of great historical and scientific significance and has undeniable potential to contribute to the scientific literacy of its visitors. Based on this specific perspective, the research reported in this article seeks to highlight communication strategies between the NFES and the contemporary public. Applied in nature and with a qualitative approach, the study had exploratory, descriptive, and explanatory objectives, involving bibliographic procedures, document review, survey, case study, and participant observation. Given the museum’s diverse resources, a specific approach was chosen: a self-guided tour. Given the museum’s diverse resources, a specific approach was chosen: a self-guided tour, focusing on information about Galileo’s telescopes and the inclined plane, and a guided tour aimed at students aged 8 to 11, led by a facilitator who portrays Galileo Galilei. Referring to the specialized literature on scientific literacy, attributes related to the indicators were observed: (1) scientific, evidenced by the presentation of the apparatus, the scientific method, and science as a human construction; (2) social interface, when addressing the impacts of science on society and its relationships with economic and political factors; and (3) interaction, which is expressed physically, in the aesthetic-affective and cognitive dimensions. The conclusion is that the Museo Galileo exemplifies an NFES that combines the preservation of its historical heritage with contemporary educational demands.

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Biografia do Autor

  • Michel Corci Batista, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Possui graduação em Física pela Universidade Estadual de Maringá e em Filosofia pela Uninter, mestrado e doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática, também pela Universidade Estadual de Maringá, cursou estágio Pós-doutoral na Universidade de Brasilia na área de Ensino de Física com ênfase em teorias de aprendizagem aplicadas a propostas de ensino. É professor do departamento de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Campo Mourão, é professor permanente e coordenador adjunto do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física (UTFPR - Campo Mourão), é professor do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (UTFPR - Londrina) e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática da Universidade Estadual de Maringá. É embaixador da NASE (Network for Astronomy School Education) no Brasil. É líder do grupo de pesquisa LADECA (Laboratório para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Astronomia). É coordenador do Polo Astronômico Rodolpho Caniato da UTFPR - Campo Mourão e coordenador do Programa para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Astronomia da UTFPR - Campo Mourão. É membro do NAPI (Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação) - Fenômenos extremos do Universo. É coordenador da linha 4: Educação em espaçoes não formais e Divulgação científica) do ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências). Tem experiência na área de Física, com ênfase em ENSINO E DIVULGAÇÃO DE FÍSICA e ASTRONOMIA, atuando principalmente nos seguintes temas: Processos e sequências de Ensino e Aprendizagem para o Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia; Formação inicial e continuada de professores para o Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia; Educação em espaços não formais e divulgação de Astronomia em ambientes não formais. Metodologias Ativas e abordagem STEAM no Ensino de Ciências (Física) e/ou Astronomia. 

  • Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá

    Professor Colaborador do Depto de Física - DFI/UEM EM 1989; Professor Efetivo do DFI/UEM desde 1990. Professor Titular concursado desde 2001. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia(UTFPR/PG), de Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM), de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPEGECEM/UEPG). Foi Professor-convidado do Programa Internacional de Master in Science (BUAP-Puebla-Mexico/INSA-Lyon-França/UTFPR-PG) para a cátedra Intercultural Education. Divulgador e Educador em Ciência. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986), Doutorando com créditos completos de doutoramento no IFGW-UNICAMP (1987-1990) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Especialista em Educação e Divulgação Científica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel - 1991/92). Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratorio di Didattica delle Scienze e Dottorato di Ricercha no Dipartimento di Fisica da Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália (1995/96). Tem um segundo pós-doutorado na Faculdade de Ciências- Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru. Atualmente desenvolve trabalhos junto ao MUSEO GALILEO (Florença). Foi bolsista do Istituto Italo-Latino Americano (Roma-Itália), Ministero degli Affari Esteri (Roma-Itália), Ministério de Assutos Externos-MASHAV (Jerusalém-Israel), Warburg Institute (University College of London - Inglaterra) e Istitulo per gli Studi Filosofici - Nápoles (Itália). Realizou pesquisas e estudos de pós-doutorado no MUSEO GALILEO, em Florença, Itália. Tradutor do Processo de Giordano Bruno e da correspondência completa entre Cigoli e Galileo. Coordenou inúmeros projetos envolvendo as agências FINEP, CNPq, CAPES e ARAUCÁRIA (SPEC, PROCIÊNCIAS, PROIN, MUSEUS DE CIÊNCIA, SNCT, OBSERVATORIO DA EDUCAÇÃO). Tem experiência na área de Educação e Divulgação Científica, Alfabetização Científica, Linguagem Verbo-Visual aplicada à Divulgação da Ciência, Relação Arte-Ciência, História com ênfase em História e Epistemologia das Ciências. Foi Secretário da SBPC-PR entre 2004 e 2009. Atua como docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais (disciplina DIALOGOS INTERDISCIPLINARES ARTE-CIÊNCIA) e Música (ACÚSTICA). Realizou todas as edições da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CNPq/MCT, SBPC). Coordena o Planetário CIRCUS STELLARIUM. Coordena o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação para a Ciência. Coordena o Workshop Paranaense de Arte-Ciência e os International Meeting on Art-Science desde 2009. Coordenou a Mostra Os 400 Anos da Invenção do Telescópio e seus Desdobramentos na Arte. Participa do PNLD desde 2007 (Plano Nacional do Livro Didático). Participou e Coordenou a Avaliação do Ensino Fundamental e Médio do Estado do Paraná (AVA-2000). Participa de avaliações/acompanhamento de Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ensino de Ciências. Foi Diretor de Cultura da Universidade Estadual de Maringá de 2009 a 2010. Ganhador dos PRÊMIOS PARANAENSE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: 24a. edição, 2010 (extensionista em CIÊNCIAS HUMANAS) e 32a. edição, 2019 (extensionista em CIÊNCIAS EXATAS). Coordena o website/Blog sobre a Pandemia COVID-19 - CORONEWS BRAZIL: coronewsbrazil.blogspot.com . Coordena o Projeto PARQUE DA CIÊNCIA (Praça do Céu e Planetário - financiamento CNPq)

  • Marcello Ferreira, Universidade de Brasília

    Professor e Vice-Diretor no Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB), também credenciado ao respectivo Centro Internacional de Física (CIF). Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS, mestre em Ensino de Física e graduado em Física pela UnB. Realizou Estágio Pós-Doutoral na UFSCar, na área de Ensino de Ciências e Tecnologias, e na UnB, na área de Física. Pesquisa e orienta nos temas: fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de ciências e Física; fundamentos e transposição didática de Mecânica Quântica; currículo e formação de professores de Física; estudos foucaultianos do discurso; e políticas públicas da educação. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física (PPGEF) da UnB, em Educação em Ciências (PPGECi) da UFRGS e em Gestão e Avaliação da Educação Pública (PPGP) da UFJF. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Pesquisador FAPDF e CAEd/UFJF na área de avaliação digital em Física. Editor-Chefe da Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) e Editor da Revista Physicae Organum e da Revista do Professor de Física. Consultor da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Possui experiência como gestor de políticas educacionais, tendo exercido os cargos de Coordenador de Articulação Acadêmica e Coordenador-Geral de Programas e Cursos em EaD na Capes. Foi também professor, Coordenador de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação, Pró-Reitor Adjunto de Graduação e Pró-Reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Pampa. Exerceu as posições de Editor-Chefe da Revista A Física na Escola (FnE) e Pró-Reitor de Pós-Graduação da Sociedade Brasileira de Física (SBF). 

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2025-11-20

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Scientific Literacy Contributions at the Galileo Museum (Florence): Integration between Historical Heritage and Contemporary. (2025). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e62954, 1-32. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2025u701732