Análise de Competências em Projetos Pedagógicos de Licenciatura em Física a Distância
Palavras-chave:
ALCESTE, análise de conteúdo, ensino de ciências, ensino de Física, projetos pedagógicos.Resumo
O projeto pedagógico é o documento orientador de um curso que, em observância a diretrizes legais, traduz as políticas acadêmicas institucionais. Em seu conteúdo, articula conhecimentos e estratégias necessários à formação das competências estabelecidas a partir de um desejado perfil do egresso. Com o particular objetivo de compreender as perspectivas de formação de competências em egressos de cursos de licenciatura em Física, este artigo se propõe à realização de análise de conteúdo nos respectivos projetos pedagógicos, tomando como recorte os cursos ofertados na modalidade a distância, no ano de 2014, por instituições públicas de ensino superior. A análise de conteúdo, método de apoio à interpretação de textos por meio da evidenciação de núcleos de sentido, se mostra indicada para auxiliar a apreensão de competências pretendidas ao egresso, contidas no texto dos projetos pedagógicos. Para auxiliar a análise de conteúdo, foi utilizado o software ALCESTE de análise léxica, cuja operação estabelece classes de palavras associadas pela coocorrência em segmentos de texto, visando representar determinado conteúdo. Dentre os principais resultados da análise, destacam-se: (i) a discriminação de seis classes focadas, respectivamente, na área do conhecimento da Física e sua linguagem científica, na formação ética e experimental, em questões legais e curriculares, em aspectos pedagógicos e didáticos e em itens formais de organização e avaliação relativos ao curso; e(ii) a assunção de duas características: a aproximação às perspectivas da racionalidade técnica e a decorrente dissociação entre ensino, pesquisa e extensão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.