Características da Formação de Professores de Ciências Naturais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172423

Keywords:

Ciências Naturais, Formação de professores, Perfil docente.

Abstract

Este texto discute a formação de professores para a disciplina de Ciências Naturais nos anos finais do ensino fundamental. Priorizamos investigar a discussão da categoria interdisciplinaridade socializada como fundamental para a integração curricular que fundamenta essa disciplina. Nossa proposta é analisar se tal categoria tem subsidiado a formação de docentes. De nossa perspectiva, a ausência de Diretrizes Curriculares Nacionais e as dificuldades que permeiam a oferta desse curso podem indicar uma desvalorização dessa Licenciatura ao passo que, nesse mesmo contexto, encontramos as Diretrizes Curriculares para cursos específicos como Física, Química e Biologia. Elas compõem a área de Ciências e habilitam os docentes para a atuação na disciplina de Ciências do ensino fundamental. Consideramos a necessidade de uma formação docente que atenda às características de um perfil de profissional adequado aos propósitos de ensino dessa disciplina no ensino fundamental. Pautamo-nos na legislação do ensino de Ciências Naturais e da formação de professores para a educação básica. Estudamos propostas de Licenciatura em Ciências Naturais e de Ciências Biológicas de três universidades: a Universidade Estadual de Maringá (UEM); a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e a Universidade de São Paulo (USP). Além disso, utilizamos fontes orais, nomeadamente entrevistas a professores experientes na atuação das disciplinas que compõem essa área. A discussão dos dados levantados é orientada pela análise dos propósitos teóricos apontados pelo “ciclo de políticas” e também pela abordagem que valoriza as diferentes variáveis envolvidas no processo educacional.

Author Biographies

  • Maria Estela Gozzi, Universidade Estadual de Maringá
    Professora Doutora em Ensino de Ciências e Matemática. Atua nas disciplinas pedagógicas da Licenciatura em Ciências. Professora do Departamento de Ciências da UEM- Campus de Goioerê- Paraná
  • Maria Aparecida Rodrigues, Universidade Estadual de maringá

    Professora Doutora em ensino de Química.

    Atua no mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação do Ensino para a Ciências e a matemática.

    Área de Ensino

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Published

2017-08-31

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Características da Formação de Professores de Ciências Naturais. (2017). Brazilian Journal of Research in Science Education, 17(2), 423-449. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017172423