Biology Teacher Education and Inclusive Education: Evidences of the Curricular Academic Plan

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u225250

Keywords:

Inclusion, Science Education, Teacher Education, Curriculum

Abstract

The present study aimed at analysing the curriculum of the Biological Science program in a public university from the interior of the state of Bahia, through its Curricular Academic Plan, from the perspective of inclusive education. In order to analyse the mentioned document, the content analysis was used. We identified by the analysis that the flowchart and the syllabus of the aforementioned course present two subjects which approach the inclusive education, one of which is mandatory (Brazilian Sign Language) and other that is optional (Inclusive Education). Thus, from the analysis of the curriculum, little relevance is given to the initial teacher education to act in an inclusive way at the Basic Education. However, concerning the current curriculum, although it does not contemplate discussions about inclusive education in its Academic Project, it is configured as flexible in order to allow the undergraduate students to bring the school issues in to the university, providing debates about the inclusion. Hence, the information generated by this study can contribute to reframe the teacher education of Biology teachers in the development of inclusion cultures, policies and practices.

Author Biographies

  • Rafaela Rocha-Oliveira, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2013). Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Estadual de Santa Cruz (2016), foi bolsista pelo CNPq e FAPESB. Tem experiência na área de Histologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Inclusiva, Ensino de Ciências, Ensino de Biologia e Formação de Professores. Atualmente é professora substituta no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade Estadual da Bahia (UNEB - Campus VII) e pós-graduanda (lato sensu) em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial pela Universidade Cândido Mendes - UCAM.
  • Viviane Borges Dias, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
    Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (1998), especialista em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (2007) Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2010).Doutora em Educação pelo Programa de Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia. Doutorado Sanduíche na Universidade de São Paulo (2016). Atualmente é professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Desenvolve pesquisas na área de Formação Inicial e Continuada de Professores e Educação Inclusiva . Membro do Grupo de Pesquisa Inclusão e Sociedade(UNEB) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Inclusiva (GEPEI- UESC).
  • Maxwell Siqueira, Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)

    Graduado em Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000), mestrado em ensino de Ciências, com ênfase em ensino de Física pela Universidade de São Paulo (2006) e doutorado em Educação (ensino de Física e Matemática) pela Faculdade de Educação da USP (2012). Atualmente é professor Titular da Universidade Estadual de Santa Cruz, atuando na graduação e na pós-graduação. Foi coordenador geral de estágios da UESC, coordenador do subprojeto do PIBID de Física e atualmente está na coordenação de Gestão do PIBID/UESC. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (2013-2015). Desenvolve pesquisas voltadas à formação de professores de Ciências, com ênfase em processos de inovações curriculares com a inserção da Física Moderna e Contemporânea na educação básica, a partir do desenvolvimento de sequências didáticas, e também com a Situação de Estudo. Tem experiência também com a divulgação científica com projeto itinerante.

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Published

2019-05-05

Issue

Section

Artigos

How to Cite

Biology Teacher Education and Inclusive Education: Evidences of the Curricular Academic Plan. (2019). Brazilian Journal of Research in Science Education, 19, 225-250. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u225250