Biological Sciences Pre-Service Teacher Education Mediated by Digital Storytelling: A Design Based Research

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u887917

Keywords:

pedagogical praxis, pedagogical content knowledge, digital storytelling

Abstract

This work aims at summarizing the development, implementation and analysis of an Articulative-Formative Itinerary, a teaching-learning method from a biology teacher education program, as well as at defining design principles to contribute to teacher education. Informed by design-based research, this study followed four phases: analysis of the educational problem; development of the pedagogical artifact; implementation and evaluation of the pedagogical artifact and; reflection to produce design principles. The methodological approach was developed in a partnership with two professors from a biology education department, and the steps were analyzed according to specific research goals. Aiming to tackle the problem of dichotomies between theory and practice and between pedagogical and content knowledge, the Articulative-Formative Itinerary (pedagogical artifact) involved the integration between teaching practice and an elective course, with the production of digital storytelling as the guiding principle for reflection. The objective of the analysis of the stories produced by eight undergraduates was to identify signs that pointed to destabilization of dichotomies. Three tendencies were identified: (1) pedagogical content knowledge emerged mainly in the final articulative stories; (2) digital stories that presented higher levels of reflection mainly mobilized pedagogical content knowledge and; (3) digital stories with higher levels of reflection on motivating events did so due to the greater opportunity for problematization. The work discusses results about the first cycle of a design-based research study, contributing to the formulation of design principles to be refined in later cycles.

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Author Biographies

Rosilaine de Fátima Wardenski, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pelo Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde (INUTES/UFRJ). Possui licenciatura em Biologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado Educação em Ciências e Saúde pela mesma instituição. Interesse nas sub-áreas de formação de professores de ciências e biologia e tecnologia educacional.

Margarete Valverde Macedo, Biology Institute/ Federal University of Rio de Janeiro

Cursei graduação em Ciências Biológicas na UERJ e Mestrado e Doutorado em Ecologia na UNICAMP. Fui bolsista de pós-doutorado pelo CNPq na University of York, Inglaterra, UK, entre 2012 e 2013, estudando ecologia de parasitoides. Ingressei como Professora na Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1994 e desde então ministro disciplinas do básico, do bacharelado e da licenciatura (presencial e a distância). Desenvolvo minhas pesquisas em Ecologia de Insetos em Restingas e Mata Atlântica do Estado do Rio de Janeiro. Minhas publicações referem-se, principalmente, a ecologia de populações de insetos, suas interações com plantas hospedeiras e parasitoides e sua distribuição espacial e temporal. Atuo também em ações de extensão, particularmente nas áreas temáticas Educação e Meio Ambiente. Oriento alunos de iniciação científica e de Mestrado. Fui coordenadora de Ensino do Bacharelado em Ecologia do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biologia por cerca de 10 anos, fui Diretora Adjunta de Extensão do Instituto de Biologia de 2014 a 2017 e desde 2017 atuo no Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (ProfBio). Desde 2000 atuo em Educação a Distância, inicialmente como coordenadora de Tutoria do Curso de Ciências Biológicas pela UFRJ e depois como Diretora de Tutoria da Fundação CECIERJ / CEDERJ, até 2010.

Maria Margarida Pereira de Lima Gomes, Education faculty/ Federal University of Rio de Janeiro

Licenciada em Ciências Biológicas pela UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), Mestre em Currículo e Ensino pela KU - Universidade do Kansas (1995) e Doutora em Educação pela UFF - Universidade Federal Fluminense (2008). É Professora Associada do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da UFRJ, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão com estudantes de Graduação e Pós-Graduação. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação, no LaNEC - Laboratório do Núcleo de Estudos de Currículo e no Projeto Fundão Biologia - UFRJ. Coordena o Grupo de Estudos "Currículos escolares, ensino de Ciências e materiais didáticos". É Jovem Cientista do Estado - JCE/FAPERJ/2016, com experiência na área de Educação, principalmente em Currículo e suas relações com o ensino das Ciências e Biologia, a história das disciplinas escolares, os conhecimentos escolares, os materiais didáticos escolares e a formação de professores.

Rafaela Ferreira dos Santos, Federal University of Rio de Janeiro

Jornalista pela Faculdade CCAA, Especialista em Pesquisa de Opinião Pública pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Mestre em Educação m Ciências e Saúde pelo PPGECS, Instituto NUTES-UFRJ e Doutoranda pelo mesmo programa. Temas de Interesse: Jornalismo Científico, Filosofia da Ciência, Educação em Ciências, Tecnologias Digitais na Educação, Educação Midiática e Questões de Gênero.

Tais Rabetti Giannella, Federal University of Rio de Janeiro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), mestrado em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Educação, Difusão e Gestão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Realizou pós-doutorado no Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde no período de 2009-2010 e foi professora visitante da mesma instituição no período de 2010 a 2011. Atualmente é Professora Adjunta do NUTES/UFRJ, atuando no Programa de Pós graduação em Educação em Ciências e Saúde. Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ), no período de março de 2015 a março de 2016 e Vice coordenação do Programa de Pós graduação em Educação em Ciências e Saúde (NUTES/UFRJ), no período de maio de 2013 a agosto de 2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, Educação a distância e Educação em ciências e saúde.

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Published

2020-09-08

How to Cite

Wardenski, R. de F., Macedo, M. V. ., Gomes, M. M. P. de L. ., Santos, R. F. dos ., & Giannella, T. R. . (2020). Biological Sciences Pre-Service Teacher Education Mediated by Digital Storytelling: A Design Based Research. Brazilian Journal of Research in Science Education, 20(u), 887–917. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u887917

Issue

Section

Artigos