O Desafio da Educação Ambiental Crítica na Educação e no Trabalho do Campo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u503530

Palavras-chave:

Escola Família Agrícola, Meio ambiente, Prática do campo, Agroecologia

Resumo

O artigo discute a relação estabelecida entre a lógica da agroecologia, orientada pela Educação do Campo, ligada à consciência ambiental versus a realidade vivenciada pelos camponeses frente ao modelo agrícola industrial. O objetivo é analisar a influência dos conhecimentos agroecológicos, orientados por uma Escola Família Agrícola (EFA) no estado do Espírito Santo, na prática do trabalho no campo de estudantes e egressos. A pesquisa, de caráter qualitativo, configura-se como estudo de caso e utiliza a entrevista semiestruturada para coleta de dados. Observou-se que a temática ambiental se encontra na centralidade das discussões e práticas educativas desde as origens da EFA, estabelecendo reflexões complexas sobre o contexto ambiental, social, político e econômico, além do incentivo à prática agroecológica de manejo agrícola que contrapõem a ideologia da agroindústria. Porém, na prática do trabalho no campo, estudantes e egressos relatam expressiva prática de manejo convencional como o uso de agrotóxico e o monocultivo de café e pimenta-do-reino. Em tal contexto, educandos e egressos desafiam a EFA na luta pela promoção de uma Educação Ambiental que gere transformação para que possam concretizar seus saberes em uma prática menos degradante e que verse a idealizada pela agroecologia.

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Publicado

2021-06-14

Como Citar

Coelho, F. T., Teixeira, M. da C., Sánchez, D. S., & Santos, F. N. dos. (2021). O Desafio da Educação Ambiental Crítica na Educação e no Trabalho do Campo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e26177, 1–28. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u503530

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Artigos