Decolonialidade e Conteúdos Cordiais: Caminhos Possíveis Para Estabelecer Relações Entre Ensino de Ciências e Educação em Direitos Humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u10011027

Palavras-chave:

Conteúdos Cordiais, Decolonialidade, Ensino de Ciências

Resumo

Nossas sociedades são constituídas por múltiplas existências que se relacionam dentro de sistemas que negam humanidades e intelectualidades a indivíduos e grupos fora dos padrões estabelecidos. Questões sobre exclusão social perpassam o Ensino de Ciências, ainda que propostas e estudos sejam feitos de forma acrítica e com uma pseudoneutralidade que invisibiliza a diversidade de pessoas e de discursos associados a conceitos científicos. Buscando caminhos, analisamos a proposta de formação de professoras(es) como agentes socioculturais e políticos, a decolonialidade e os conteúdos cordiais como formas de relacionar o Ensino de Ciências à Educação em Direitos Humanos e abrir caminhos para abordagens inclusivas. Planejamos a aplicação e análise de oficinas pedagógicas, que discutiram concepções sobre direitos humanos e conteúdos químicos em situações que envolvem esses direitos. No primeiro momento, estudantes apresentaram soluções para situações hipotéticas de violações de direitos humanos na sala de aula e no segundo planejaram propostas ancoradas nas pedagogias decoloniais e nos conteúdos cordiais. Os resultados apontam inicialmente para abordagens superficiais, porém, no segundo momento, os licenciandos trouxeram os conteúdos químicos associados à decolonialidade e aos conteúdos cordiais. Destacamos a importância das relações propostas para os processos educacionais e para a construção de sociedades que reconheçam e valorizam a diversidade e buscam romper com a colonialidade.

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Publicado

2022-09-27

Como Citar

da Silva Alves, C. T., Ribeiro do Amaral, E. M., & Simões Neto, J. E. (2022). Decolonialidade e Conteúdos Cordiais: Caminhos Possíveis Para Estabelecer Relações Entre Ensino de Ciências e Educação em Direitos Humanos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e37601, 1–27. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u10011027

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