Eugenia à Moda Brasileira: Problematizações Históricas para o Ensino de Genética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u773798

Palavras-chave:

Ensino de Genética, Eugenia, História das Ciências

Resumo

O artigo tem como objetivo discutir as possíveis contribuições da problematização sobre o movimento eugênico brasileiro para o Ensino de Genética. Uma proposta didática foi produzida com base em eventos históricos sobre eugenia no Brasil dirigida à temática de genética no Ensino Médio sob a ótica teórica da História das Ciências no Ensino. O material foi submetido à convalidação por pesquisadores e professores do Ensino de Ciências, gerando dados em que avaliamos possíveis contribuições dessa didatização na visão dos participantes. A partir de procedimentos para análise de dados qualitativos, consideramos que as principais possíveis contribuições são: empregar o conteúdo sobre eugenia como tema propulsor de discussões bioéticas e filosóficas e discutir os perigos do determinismo genético e biológico associado ao racismo.

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Publicado

2022-07-21

Como Citar

Carlos, A. R., Franzolin, F. ., & Alvim, M. H. (2022). Eugenia à Moda Brasileira: Problematizações Históricas para o Ensino de Genética. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e37910, 1–26. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u773798

Edição

Seção

Artigos