Superposição linear em ensino de mecânica quântica

Autores

  • Ileana M. Greca Instituto de Física, UFRGS. Caixa Postal 15051 Porto Alegre, Brasil. CEP 91501-970.
  • Victoria E. Herscovitz Instituto de Física, UFRGS. Caixa Postal 15051 Porto Alegre, Brasil. CEP 91501-970.

Resumo

Apresentamos as linhas gerais de um curso organizado para introduzir conteúdos de Mecânica Quântica a estudantes universitários de quarto semestre da área de Ciências Exatas. A proposta foi utilizada em uma disciplina de Física Geral dos cursos de Engenharia. Optamos por apresentar desde o início as características quânticas dos sistemas microscópicos a fim de propiciar que as mesmas se tornem “intuitivas” para os estudantes, recorrendo para isto a resultados de experimentos modernos. O princípio de superposição de estados, um tema geralmente pouco enfatizado nos níveis introdutórios, foi destacado na estruturação do curso. Os resultados indicam que embora algumas concepções errôneas persistam a respeito da Física Quântica, vários estudantes revelam haver adquirido uma boa compreensão deste princípio, em contraste com resultados obtidos com estudantes de turmas que receberam instrução com uma abordagem tradicional e mesmo com estudantes de  semestres mais avançados do curso de Física, que se submeteram aos mesmos testes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-03-09

Como Citar

Greca, I. M., & Herscovitz, V. E. (2011). Superposição linear em ensino de mecânica quântica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4067

Edição

Seção

Artigos