A pesquisa na perspectiva fenomenológica: explicitando uma possibilidade de compreensão do ser-professor de matemática
Abstract
Este artigo explicita uma compreensão da pesquisa qualitativa na perspectiva fenomenológica. Nessa perspectiva, o pesquisador toma, como ponto de partida e orientação, uma questão que queira compreender e que lhe faça sentido, uma interrogação que tem origem no desconforto sentido na experiência vivida. Ao permitir ao pesquisador a atribuição de significados à experiência vivida e explicitação do compreendido, dizemos que a pesquisa teve êxito. Para tanto, há que se ter um rigor metodológico discutido no trabalho que envolve a descrição do vivido, a análise ideográfica e a análise nomotética. Neste artigo, relatamos a experiência vivida na pesquisa com alunos do curso de licenciatura em Matemática, ao interrogar “Para você, o que é, importante para a formação de professores?”. O movimento de análise dos discursos dos sujeitos permite-nos chegar a duas categorias abertas ou regiões de generalidades: o “conhecimento didático” e o “conhecimento científico”. Ao serem interpretadas, à luz do referencial teórico da fenomenologia, vimos que, para os sujeitos da pesquisa, o conhecimento científico mostra-se como o saber instituído, o conteúdo disciplinar de Matemática. Já o conhecimento didático é compreendido numa dimensão técnica em que o “saber ensinar” é o foco dos sujeitos. Interpretamos que o modo como as ações do curso de licenciatura são desenvolvidas não favorecem o pensar, entendido dinamicamente num movimento entre ocultação e des-ocultação do que está diante deles acerca do conhecimento matemático.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.