Os gêneros de discurso do texto de biologia dos livros didáticos de ciências
Abstract
Este trabalho analisa o texto de biologia do livro didático de ciências. A hipótese principal é que esse texto constitui-se em um gênero de discurso distinto, construído a partir de elementos dos gêneros de discurso científico, didático e cotidiano. Para estudar essa hipótese, buscamos apoio nas concepções de Bakhtin (1953/1997) sobre gêneros de discurso e linguagem social e usamos um conjunto de categorias para caracterizar esses diferentes gêneros de discurso. Essas categorias foram construídas a partir das tipologias textuais de Bronckart (1999) baseadas nas ordens do ‘narrar’ e do ‘expor’; da estrutura analítica utilizada Mortimer e Scott (2002, 2003) para analisar o discurso de sala de aula de ciências; e de alguns elementos gramaticais identificados por Halliday e Martin (1993) nos textos científicos e didáticos. Tendo por base a análise de coleções didáticas de Ciências, do segmento de 5a a 8a série, recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/1999 e PNLD/2002, do Ministério de Educação – MEC, foram selecionadas duas coleções, ambas recomendadas nas avaliações do PNLD em 1999 e em 2002 e escolhidas por um número expressivo de professores da rede pública nos dois PNLDs. Foram analisados dois capítulos diferentes dessas coleções, que contemplam temas biológicos distintos – metabolismo e diversidade dos seres vivos. Num primeiro momento, as categorias são explicitadas e exemplificadas por trechos extraídos desses capítulos. A seguir, todos os períodos que constituem os textos desses diferentes capítulos são analisados segundo essas categorias, o que permitiu verificar nossa hipótese de trabalho e fazer inferências sobre a articulação entre os gêneros nos diferentes conteúdos abordados e sobre as particularidades de cada coleção.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.