Os gêneros de discurso do texto de biologia dos livros didáticos de ciências
Resumen
Este trabalho analisa o texto de biologia do livro didático de ciências. A hipótese principal é que esse texto constitui-se em um gênero de discurso distinto, construído a partir de elementos dos gêneros de discurso científico, didático e cotidiano. Para estudar essa hipótese, buscamos apoio nas concepções de Bakhtin (1953/1997) sobre gêneros de discurso e linguagem social e usamos um conjunto de categorias para caracterizar esses diferentes gêneros de discurso. Essas categorias foram construídas a partir das tipologias textuais de Bronckart (1999) baseadas nas ordens do ‘narrar’ e do ‘expor’; da estrutura analítica utilizada Mortimer e Scott (2002, 2003) para analisar o discurso de sala de aula de ciências; e de alguns elementos gramaticais identificados por Halliday e Martin (1993) nos textos científicos e didáticos. Tendo por base a análise de coleções didáticas de Ciências, do segmento de 5a a 8a série, recomendadas pelo Programa Nacional do Livro Didático – PNLD/1999 e PNLD/2002, do Ministério de Educação – MEC, foram selecionadas duas coleções, ambas recomendadas nas avaliações do PNLD em 1999 e em 2002 e escolhidas por um número expressivo de professores da rede pública nos dois PNLDs. Foram analisados dois capítulos diferentes dessas coleções, que contemplam temas biológicos distintos – metabolismo e diversidade dos seres vivos. Num primeiro momento, as categorias são explicitadas e exemplificadas por trechos extraídos desses capítulos. A seguir, todos os períodos que constituem os textos desses diferentes capítulos são analisados segundo essas categorias, o que permitiu verificar nossa hipótese de trabalho e fazer inferências sobre a articulação entre os gêneros nos diferentes conteúdos abordados e sobre as particularidades de cada coleção.
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