A educação ambiental no ensino de biologia
Abstract
O trabalho constitui-se em uma pesquisa realizada junto aos professores de biologia, em Guarulhos. Tratou-se de investigar quais condições exercem influência na decisão dos professores em tornar suas aulas de biologia em práticas educativas voltadas a educação ambiental. Apresentou-se como hipótese ser possível superar os obstáculos através de soluções construídas pelos docentes. A pesquisa foi realizada junto a 100 professores de 42 escolas, através de um questionário. Tanto a coleta dos dados como análise das respostas tiveram como orientação pressupostos que fundamentam as abordagens qualitativas e quantitativas. A análise permitiu-nos concluir que as dificuldades apresentadas pelos professores são principalmente provenientes da falta de formação pedagógica numa perspectiva mais abrangente. Não mostraram homogeneidade nos assuntos tratados, nem interação com os grandes temas da sociedade. Verifica-se tendências preservacionistas ou conservacionistas. Ressentem a falta de material didático atualizado, livros didáticos e paradidáticos de educação ambiental específicos para o 2º grau, nota-se a predominância de procedimentos tradicionais com tendência para os que contam com a participação do aluno. Por sua vez necessária se faz a implementação de práticas pedagógicas inovadoras em educação ambiental.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.