Experimentação Remota em Atividades de Ensino Formal: um Estudo a Partir de Periódicos Qualis A

Authors

  • Eduardo Kojy Takahashi Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Dayane Carvalho Cardoso Escola Estadual Guiomar de Freitas Costa

Keywords:

Estado da Arte, Experimentação Remota, Ensino-aprendizagem de Física, Metodologias de ensino

Abstract

É apresentado nesse trabalho um estado da arte sobre o uso da Experimentação Remota no ensino formal, a partir do levantamento e análise de trabalhos sobre o assunto em revistas e periódicos de Ensino e Educação, no Brasil e no exterior. O intuito é investigar se (e como) os laboratórios remotos estão sendo utilizados no ensino, particularmente, no ensino de Física. Foram selecionados e analisados artigos de periódicos Qualis A nacionais e internacionais, entre os anos 2000 e 2009. No desenvolvimento de nosso trabalho não encontramos relatos de pesquisa sobre acesso remoto a experimentos para a área de Física ou de como isso pode incrementar o processo de ensino e aprendizagem dessa disciplina. Desta forma, as eventuais limitações na utilização desta ferramenta no ensino devem ser estudadas de forma aprofundada e suas potencialidades exploradas no sentido de suprir as necessidades de uma aula prática.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Eduardo Kojy Takahashi, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Graduado em Física pela Universidade de São Paulo (1979), Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo (1982) e Doutor em Física pela Universidade de São Paulo (1988). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Uberlândia. Atua nas sub-áreas de Física da Matéria Condensada e Ensino de Física.

Published

2012-05-10

How to Cite

Takahashi, E. K., & Cardoso, D. C. (2012). Experimentação Remota em Atividades de Ensino Formal: um Estudo a Partir de Periódicos Qualis A. Brazilian Journal of Research in Science Education, 11(3), 185–208. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4214