A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência

Autores

  • Francisco Manuel Estanislau de Azevedo Rodrigues Agrupamento de Escolas de Vilela, Paredes, Portugal
  • Ana Sofia Cavadas Afonso Instituto de Educação, departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710 Braga

Palavras-chave:

Museu de Ciência, módulos Interativos, educadores em ciências, educação não formal, interações verbais

Resumo

Este estudo, levado a cabo num museu de ciência, procurou analisar a natureza dos diálogos entre pares, designadamente o que revelam quanto à forma como os alunos processam a informação, e qual a influência no envolvimento dos alunos quando se verifica a participação de educadores em ciências nas interações, sejam monitores ou professores. Foram gravadas conversas junto a três módulos de ótica, as quais foram posteriormente transcritas. A análise de 97 diálogos entre alunos, de 14-15 anos, revelou que o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos é superficial; a presença de um educador em ciências promove um maior processamento de informação associada aos módulos mas continuam reduzidas as interações de tipo exploratório. São apresentadas sugestões para potenciar o envolvimento cognitivo dos alunos com os módulos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Manuel Estanislau de Azevedo Rodrigues, Agrupamento de Escolas de Vilela, Paredes, Portugal

Licenciado em Física Aplicada - Ramo Óptica e em Ensino de Física e Química pela Universidade do Minho, Portugal.Mestrado em Física - Formação Contínua de Professores pela Universidade do Minho, Portugal. 

Ana Sofia Cavadas Afonso, Instituto de Educação, departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão, Universidade do Minho, Campus de Gualtar, 4710 Braga

Doutorada em Educação em Ciências e Docente do Instituto de Educação, departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didática e Supervisão, Universidade do Minho

Downloads

Publicado

2015-08-26

Como Citar

Rodrigues, F. M. E. de A., & Afonso, A. S. C. (2015). A natureza das interações verbais durante visitas de estudo à seção de ótica de um museu de ciência. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(1), 173–194. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4307

Edição

Seção

Artigos