Manifestações da contextualização no ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais de educação: reflexões com a Teoria da Vida Cotidiana

Autores

  • Tatiana Peruchi de Pellegrin Rede Particular de Ensino
  • Ademir Damazio Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Palavras-chave:

Contextualização, cotidiano, Ciências da Natureza, formação humana.

Resumo

O tema contextualização tem sido amplamente difundido no meio escolar, a partir da década de 1990, com a publicação da nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação e se expande com os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais. No presente estudo, a contextualização se constitui em objeto de reflexões, com olhar para sua manifestação no âmbito do ensino de Ciências Naturais, com base nas determinações dos documentos oficiais. Para tanto, fundamentamo-nos na Teoria da Vida Cotidiana de Agnes Heller e, em termos metodológicos, na modalidade de pesquisa dialética, com procedimentos da análise de conteúdo, como forma de interpretar as mensagens inseridas nos documentos. O estudo pautou-se no seguinte questionamento: Quais as manifestações de contextualização do ensino de Ciências Naturais, nos documentos oficiais de educação e possíveis inter-relações com a Teoria do Cotidiano? O estudo traz evidências de que a preocupação maior dos documentos é com a contextualização como um recurso capaz de tornar os conteúdos tratados mais próximos das vivências diárias do estudante, tendo, pois, um caráter de aplicabilidade do conhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Peruchi de Pellegrin, Rede Particular de Ensino

Mestre em educação, professora da rede particular de ensino na área de Ciências da Natureza.

Downloads

Publicado

2015-12-22

Como Citar

Peruchi de Pellegrin, T., & Damazio, A. (2015). Manifestações da contextualização no ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais de educação: reflexões com a Teoria da Vida Cotidiana. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(3), 477–496. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4325