A Revista “Pesquisa FAPESP” como Recurso para Abordagem da Sociologia da Ciência

Authors

  • Geovânia Pereira dos Reis Mota Universidade Federal de Itajubá - Unifei
  • Gabriela Belini Gontijo Universidade Federal de Itajubá - Unifei
  • Jane Raquel Silva de Oliveira Universidade Federal de Itajubá - Unifei http://orcid.org/0000-0002-7891-5820

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173953

Keywords:

texto de divulgação científica, revista Pesquisa FAPESP, Sociologia da Ciência.

Abstract

O objetivo desta pesquisa é analisar o potencial de textos de divulgação científica (TDC) da revista Pesquisa FAPESP como recurso para a abordagem da Sociologia da Ciência em salas de aula. Adotamos como referencial teórico os estudos da Sociologia da Ciência de Bruno Latour. Analisamos os textos “Como explicar um coração tão divido” e “Correr faz bem” da referida revista por meio da metodologia de Análise Textual Discursiva. Em seguida, utilizamos tais textos em uma atividade didática aplicada em uma turma de primeiro ano ensino médio. Nessa atividade, os alunos produziram histórias em quadrinhos (HQ) baseadas na leitura dos textos. Duas HQ produzidas pelos alunos foram analisadas por meio da metodologia de Análise Semiótica de Imagens. Os TDC analisados evidenciaram diversos aspectos da prática da ciência e do trabalho do cientista, tais como o trabalho coletivo na ciência, a importância das publicações, a persuasão na ciência, o papel dos inscritores, a importância dos títulos e experiências do pesquisador etc. Nas HQ analisadas, verificamos que vários aspectos dessa natureza foram colocados em destaque pelos alunos. A análise dos dados indica que os textos da revista Pesquisa FAPESP podem auxiliar os estudantes na compreensão da prática da ciência.

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Author Biography

Jane Raquel Silva de Oliveira, Universidade Federal de Itajubá - Unifei

Instituto de Física e Química

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Published

2017-12-20

How to Cite

Mota, G. P. dos R., Gontijo, G. B., & Oliveira, J. R. S. de. (2017). A Revista “Pesquisa FAPESP” como Recurso para Abordagem da Sociologia da Ciência. Brazilian Journal of Research in Science Education, 17(3), 953–983. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2017173953