Influência do Conteúdo de Química na Elaboração de Questões do Novo ENEM Associadas ao Enfoque CTS

Autores

  • Jorge Raimundo da Trindade Souza Universidade Federal do Pará / ICEN / Faculdade de Química / Faculdade de Ciências Naturais https://orcid.org/0000-0002-6549-9071
  • Licurgo Peixoto de Brito Universidade Federal do Pará / ICEN / IEMCI / Faculdade de Física / Faculdade de Ciências Naturais https://orcid.org/0000-0001-8363-8971

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182699

Palavras-chave:

Enfoque CTS, Ensino de Química, Enem.

Resumo

A concepção do novo Enem incorpora uma proposta de avaliação do desenvolvimento de habilidades e competências fundamentais ao exercício pleno da cidadania, um dos objetivos do enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS). Neste contexto, esta pesquisa qualitativa, que adota também padrões quantitativos, teve como principal objetivo analisar como o conteúdo de Química pode influenciar na elaboração de questões alinhadas ao enfoque CTS, no novo Enem (2009–2015) e os fatores que influenciam esta relação. Para isso, foi realizada a análise do conteúdo e da estrutura das questões associadas ao ensino de Química aplicadas nesse exame. Excertos de entrevistas com professores de uma instituição pública de ensino superior, elaboradores de questões do Enem, foram considerados como apoio nas discussões. Os resultados mostraram que os conteúdos se apresentam como um fator que exerce influência na elaboração de questões sociocientíficas associadas ao enfoque CTS, embora a incidência de itens que abordam aspectos sociocientificos seja baixa.

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Biografia do Autor

Jorge Raimundo da Trindade Souza, Universidade Federal do Pará / ICEN / Faculdade de Química / Faculdade de Ciências Naturais

Graduação em Química Industrial; Mestardo em Geoquímica Ambiental; Doutorado em Educação em Ciências. Professor Associado I da Universidade Federal do Pará (UFPA) atuando nas faculdades de Química e Ciências Naturais.

Licurgo Peixoto de Brito, Universidade Federal do Pará / ICEN / IEMCI / Faculdade de Física / Faculdade de Ciências Naturais

licenciado em Ciências Naturais (1979), em Física (1984) e doutor em Geofísica (1994), títulos obtidos pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Atualmente é professor Titular da UFPA, lotado no Instituto de Ciências Exatas e Naturais e no Instituto de Educação Matemática e Científica, atuando na graduação e na pós-graduação em ambos, e coordena o Polo Acadêmico UFPA-REAMEC para formação de doutores em Educação em Ciências e Matemática na Amazônia Legal brasileira. Possui experiência em Gestão Acadêmica tanto na UFPA quanto na Secretariaria de Estado de Educação do Pará onde atuou por cinco anos e meio, e participou de diversas comissões junto ao MEC, INEP e CAPES onde atualmente compõe o Conselho Técnico-Científico da Educação Básica (gestão 2011-2014 e gestão 2014-2017). Já desenvolveu pesquisas na área de Geociências, com ênfase em Métodos Eletromagnéticos, e atualmente dedica-se à pesquisa em Ensino de Ciências com enfoque CTS, atuando principalmente em Ensino de Física Através de Temas, com ênfase em temas regionais da Amazônia.

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

Trindade Souza, J. R. da, & Brito, L. P. de . (2018). Influência do Conteúdo de Química na Elaboração de Questões do Novo ENEM Associadas ao Enfoque CTS. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(2), 699–726. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182699

Edição

Seção

Artigos