Contribuições da interpretação funcional de interações discursivas para a formação de professores de ciências

Autores/as

  • Fabiana Maris Versuti-Stoque Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Caio Castro Freire Universidade de São Paulo
  • Marcelo Tadeu Motokane Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Palabras clave:

Práticas discursivas, alfabetização científica, sequência didática de ecologia, formação de professores, ensino de ciências

Resumen

Este artigo teve como objetivo investigar a contribuição da interpretação funcional de interações discursivas para a reflexão de uma professora de ciências sobre suas práticas de ensino. Para atingir esse objetivo, a professora realizou as seguintes etapas: i) a aplicação de uma sequência didática de ecologia para uma turma de sétimo ano do ensino fundamental e ii) a atividade de interpretação funcional das interações discursivas registradas. Os resultados sugerem que o recurso analítico ajudou a participante a mapear quais foram as suas ações que favoreceram ou dificultaram os desempenhos observados nos alunos, e consequentemente avaliar o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido em sua realidade de atuação. Dessa forma, o procedimento configurou-se como uma estratégia efetiva para estimular a postura de um profissional crítico-reflexivo.

Biografía del autor/a

  • Fabiana Maris Versuti-Stoque, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Professora doutora, na Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), do Departamento de Psicologia, na área de: Fundamentos Psicológicos da Educação; e também professora do Polo de Licenciatura em Ciências (UNIVESP) na área de: Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores de Ciências e Biologia, Linguagem e Ensino de Ciências, Argumentação no Ensino de Ciências, Fundamentos da Educação e Metodologia de Ensino de Ciências.
  • Caio Castro Freire, Universidade de São Paulo
    Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas (2009). Faz mestrado em Ensino de Ciências (Biologia) pela Universidade de São Paulo (USP) e é membro do grupo de pesquisa LINCE (Linguagem e Ensino de Ciências) da FFCLRP coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Tadeu Motokane.
  • Marcelo Tadeu Motokane, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
    Professor doutor do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências (modalidade Biologia), atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação no ensino de ciências e biologia, linguagem e ensino de ciências, educação ambiental, formação de professores de ciências e biologia. Orientador do Programa de Pós-Graduação Interunidade de Ensino de Ciências (modalidade Biologia) e Programa de Pós-Graduação de Biologia Comparada, ambos da Universidade de São Paulo. Coordena o grupo de pesquisa LINCE (Linguagem e Ensino de Ciências) e o Laboratório de Ensino de Biologia (LEB) do departamento de biologia da FFCLRP.

Publicado

2015-03-12

Cómo citar

Contribuições da interpretação funcional de interações discursivas para a formação de professores de ciências. (2015). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(3), 159-172. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4298