Diversidade, Multiculturalismo e Educação em Ciências: Olhares a partir do Enpec

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u469496

Palabras clave:

Educação em Ciências, Diversidade e Multiculturalismo, Enpec

Resumen

Este artigo tem o objetivo de traçar um perfil para o grupo temático criado no Enpec em 2009 e intitulado “Diversidade, Multiculturalismo e Educação em Ciências.” Teve como questão de pauta a seguinte indagação: Que grupo de trabalho é esse? O esforço foi o de pensar o que tem sido produzido nessa linha temática, observando o perfil das discussões que têm prevalecido nesse espaço de apresentação de pesquisas. A metodologia envolveu a leitura pormenorizada e a organização dos títulos, resumos, palavras-chave, questões-problema e das referências listadas pelos/as autores/as. Os resultados foram analisados a partir da perspectiva da Análise de Livre Interpretação, que conecta os olhares dos pesquisadores ao referencial teórico apresentado ao longo do texto. Foram construídos gráficos que permitissem uma melhor visualização dos temas mais recorrentes na linha temática e suas oscilações ao longo dos anos. Espera-se contribuir para: a) o mapeamento das produções que têm sido realizadas no campo da Educação em Ciências, observando de que forma tais pesquisas têm dialogado com a realidade e com as condições do processo ensino-aprendizagem que ocorre no espaço das escolas do Brasil; b) uma formação em Educação em Ciências que se pensa para além de seus aspectos instrumentais ao incorporar todo um aporte político e ético comprometido com a construção de uma sociedade menos desigual e pautada na defesa dos direitos humanos e; c) defender uma Educação em Ciências que seja plural e atravessada por vozes diversas. 

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Biografía del autor/a

Hiata Anderson Nascimento, Instituto Federal do Espírito Santo/Ifes

Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo/1996. Especialista em Gênero e Sexualidade, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/2011. Mestre em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas/1999. Atualmente é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde, no Nutes/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem interesse nas seguintes temáticas: Leituras e Pesquisas em Sociologia Clássica; Estudos de Gênero e Sexualidade; Formação Docente e Direitos Humanos; Sociologia e Antropologia da Saúde e; Ensino de Ciências e Decolonialidade.

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Publicado

2020-07-03

Cómo citar

Nascimento, H. A., & Gouvêa, G. (2020). Diversidade, Multiculturalismo e Educação em Ciências: Olhares a partir do Enpec. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 469–496. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u469496

Número

Sección

Artigos