Ilustrações Científicas e a Classificação do Mundo Natural no Século XVIII: Considerações para o Ensino de Ciências

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DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u13391371

Palabras clave:

Ilustrações Científicas, História Natural, Século XVIII, Ensino de Ciências, História, Filosofia e Sociologia da Ciência

Resumen

O objetivo geral desse trabalho é apresentar uma investigação sobre a importância e o significado da utilização das ilustrações científicas no processo de classificação do mundo natural no século XVIII, apontando as contribuições do entendimento desse processo histórico e dos seus sentidos para o ensino de ciências da natureza. Para tanto, realizamos um estudo historiográfico acerca das ilustrações científicas, explorando o seu contexto histórico e sociocultural de produção, com foco na História Natural iluminista, trazendo uma descrição dos elementos característicos desse tipo de imagem da época sinalizada. Enxergamos uma lacuna, principalmente no Brasil, acerca desse tipo investigação, que considera as ilustrações científicas como fontes históricas de pesquisa e que propõe uma articulação com o ensino de ciências, na interface com a história, a filosofia e a sociologia da ciência. Defendemos que uma ilustração científica se configura em um tipo específico de representação visual da natureza, que foi essencial para o conhecimento taxonômico de plantas e animais no século XVIII, como também reconhecemos que a partir do estudo dessas ilustrações e do seu contexto de produção é possível refletir sobre aspectos relevantes da natureza da ciência. Em suma, pretendemos trazer as ilustrações científicas históricas para o ensino de ciências e mostrar que essas imagens têm suas potencialidades e não merecem ser tratadas apenas como recursos figurativos, quando levadas à sala de aula.

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Publicado

2021-11-18

Cómo citar

Vitor, F. C., & Martins, A. F. P. (2021). Ilustrações Científicas e a Classificação do Mundo Natural no Século XVIII: Considerações para o Ensino de Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e26510, 1–33. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u13391371

Número

Sección

Artigos