Letramento Científico na Educação de Jovens e Adultos:

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u213240

Palabras clave:

educação de jovens e adultos, letramento científico, pandemia de covid-19

Resumen

Este artigo apresenta algumas reflexões sobre processos de educação linguística e práticas de letramentos possíveis na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Especialmente, enfocamos nossa discussão no trabalho com o letramento científico. Para isso, tratamos teoricamente os estudos em letramentos e incluímos uma breve análise da EJA como campo de direito na educação, evidenciando suas especificidades, e discutimos o papel da educação linguística nessa modalidade, a partir de uma reflexão sobre práticas de letramento, em especial, sobre o letramento científico. Ao final, propomos algumas possibilidades para um trabalho pedagógico que contemple os conceitos estudados e a reflexão crítica sobre a relação que se estabelece entre ciência e sociedade, baseando-nos em um trabalho didático com dois textos - um card de divulgação científica e uma charge, partindo do contexto ainda presente da pandemia de covid-19.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Christiane Sheyla Magalhães de Mattos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui graduação em Letras - Português e Literaturas pela Universidade Iguaçu (2008) e graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2020). Atualmente é professora no Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho e na Escola Municipal Acerbal Pinto Malheiros. Tem experiência nas áreas de Letras e de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: EJA, letramentos e participação social reflexiva.

Diego da Silva Vargas, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, possui o Mestrado em Letras Vernáculas, o Bacharelado e a Licenciatura em Letras - Português/Espanhol também pela UFRJ e a Licenciatura em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense, além de uma Especialização em Psicopedagogia (IAVM-UCAM). Atualmente, é Professor Adjunto do Departamento de Didática da Escola de Educação da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando nos cursos de Pedagogia e de Letras. Tem experiência em pesquisa na área de Educação e de Letras, com ênfase em Linguística Aplicada e Educação Linguística.

Citas

Arroyo, M. G. (1988). A função social do ensino de ciências. Em Aberto, 7(40), 3–11. http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2039/1778

Arroyo, M. G. (2007). Balanço da EJA: O que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares?. REVEJ@ - Revista de Educação de Jovens e Adultos, 1, 2–15.

Arroyo, M. G. (2011). Currículo, território em disputa. Vozes.

Arroyo, M. G. (2012). Outros sujeitos. Outras pedagogias. Vozes.

Arroyo, M. G. (2017). Passageiros da noite: Do trabalho para a EJA: Itinerários pelo direito a vida justa. Vozes.

Bagno, M. (2002). A inevitável travessia: Da prescrição gramatical à educação linguística. In M. Bagno, M. Stubbs, & G. Gagné (Eds.), Língua Materna: Letramento, variação e ensino (pp. 15–84). Parábola Editorial.

Bagno, M. & Rangel, E. O. (2005). Tarefas da educação linguística no Brasil. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, 5(1), 63–81. https://www.scielo.br/j/rbla/a/LdCCsV35tZzGymcnq8DcW5p/?format=pdf&lang=pt

Botelho, P. F., & Vargas, D. da S. (2021). Inferências e atividades de leitura: cognição e metacognição em sala de aula. Cadernos De Estudos Linguísticos, 63(00), e021005.

Calvet, J. L. (2011). Tradição oral e tradição escrita. Parábola Editorial.

Camargo Jr., K. R., & Coeli, C. M. (2020). A difícil tarefa de informar em meio a uma pandemia. Physis: Revista de Saúde Coletiva, 30(2), 1–5. https://www.scielo.br/j/physis/a/Y9rxTRzQZkvCdjTsFK6gX3f/?lang=pt&format=pdf

Fiocruz (2021). Coronavírus - Covid-19 - Material para download. Portal Fiocruz. https://portal.fiocruz.br/coronavirus/material-para-download

Fraga, G. (2021). Gilmar Fraga: Distância [Charge sobre o ensino remoto na pandemia]. GZH. https://gauchazh.clicrbs.com.br/opiniao/noticia/2020/07/gilmar-fraga-distancia-ckcpgpnpo006g014741kpfme5.html

Freire, P. (1992). Pedagogia da esperança: Um reencontro com a pedagogia do oprimido. Paz e Terra.

Freire, P. (1996). Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.

Freire, P. (2006). A educação na cidade. Cortez.

Freire, P. (2005). Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra.

Geraldi, J. W. (1991). Portos de Passagem. Martins Fontes.

Gerhardt, A. F. L. M. (2013). As identidades situadas, os documentos curriculares e os caminhos abertos para o ensino de língua portuguesa no Brasil. In A. F. L. M. Gerhardt, M. A. Amorim, & A. M. Carvalho (Orgs.), Linguística aplicada e ensino: Língua e literatura (pp. 77–113). Pontes Editores.

Gerhardt, A. F. L. M., Albuquerque, C. F., & Silva, I. S. (2009). A cognição situada e o conhecimento prévio em leitura e ensino. Ciências & Cognição, 14(2), 74–91. http://pepsic.bvsalud.org/pdf/cc/v14n2/v14n2a07.pdf

Gil, G. (1976). Queremos Saber [Música]. In O Viramundo, vol. 2 (Ao Vivo). Ensaio Geral/Gege.

Hamilton, M. (2002). Sustainable literacies and the ecology of lifelong learning. In R. R. F. Harrison, A. Hanson, & J. Clarke (Orgs.), Supporting lifelong learning (pp. 176–187). Perspectives on learning/Open University Press.

Ministério da Educação (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. http://portal.mec.gov.br/docman/junho-2013-pdf/13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf

Lei nº 9.394 (1996). Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm

Kleiman, A. (1995). Modelos de letramento e as práticas de alfabetização na escola. In A. Kleimam (Ed.), Os significados do Letramento (pp. 15–64). Mercado de Letras.

Kleiman, A. (2007). O conceito de letramento e suas implicações para a alfabetização. Projeto Temático Letramento do Professor. Centro Científico Conhecer. http://www.conhecer.org.br/download/ALFABETIZACAO/Anexo3.doc

Moita Lopes, L. P. (2006). Introdução: Uma linguística aplicada mestiça e ideológica – interrogando o campo como linguista aplicado. In L. P. Moita Lopes (Org.), Por uma Linguística Aplicada Indisciplinar (pp. 13–44). Parábola Editorial.

Rojo, R. (2009). Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. Parábola Editorial.

Rojo, R., & Batista, A. A. G. (2003). Apresentação – Cultura da escrita e livro escolar: Propostas para o letramento das camadas populares no Brasil. In R. Rojo, & A. A. G. Batista (Orgs.), Livro didático de Língua Portuguesa, letramento e cultura da escrita (pp. 7–24). Mercado de Letras.

Santos, W. L P. (2007). Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: Funções, princípios e desafios. Revista Brasileira de Educação, 12(36), 474–550. https://doi.org/10.1590/S1413-24782007000300007

Santos, W. L P. (2008). Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: Resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 1(1), 109–131.

Santos, B. S. (2020). A cruel pedagogia do vírus. Edições Almedina.

Sinha, C. (1999). Situated Selves: Learning to be a learner. In J. Bliss, R. Saljo & P. Light (Orgs.), Learning Sites: Social and Technological Resources for Learning (pp. 32–48). Pergamon.

Soares, M. (1998). Letramento: Um tema em três gêneros. Autêntica.

Soares, M. (2000). Linguagem e escola: Uma perspectiva social. Ática.

Vargas, D. da S. (2020). Ensino e aprendizagem de leitura: leitura integrativa e políticas cognitivas e(m) livros didáticos. Leitura, (67), 39–54. https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11091

Publicado

2023-04-03

Cómo citar

de Mattos, C. S. M., & Vargas, D. da S. (2023). Letramento Científico na Educação de Jovens e Adultos: . Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e39950, 1–28. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u213240

Número

Sección

Artigos