Letramento Científico na Educação de Jovens e Adultos:
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u213240Palabras clave:
educação de jovens e adultos, letramento científico, pandemia de covid-19Resumen
Este artigo apresenta algumas reflexões sobre processos de educação linguística e práticas de letramentos possíveis na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Especialmente, enfocamos nossa discussão no trabalho com o letramento científico. Para isso, tratamos teoricamente os estudos em letramentos e incluímos uma breve análise da EJA como campo de direito na educação, evidenciando suas especificidades, e discutimos o papel da educação linguística nessa modalidade, a partir de uma reflexão sobre práticas de letramento, em especial, sobre o letramento científico. Ao final, propomos algumas possibilidades para um trabalho pedagógico que contemple os conceitos estudados e a reflexão crítica sobre a relação que se estabelece entre ciência e sociedade, baseando-nos em um trabalho didático com dois textos - um card de divulgação científica e uma charge, partindo do contexto ainda presente da pandemia de covid-19.
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