Análise dos efeitos do jogo Clipsitacídeos (Clipbirds) sobre a aprendizagem de estudantes do ensino médio acerca da evolução

Autores/as

  • Marta Moniz Freire Vargens Universidade Federal da Bahia
  • Charbel Niño-El-Hani Universidade Federal da Bahia

Resumen

Conteúdos de evolução são centrais no conhecimento biológico, porém, sendo abstratos e complexos, trazem dificuldades para o ensino e a aprendizagem. Considerando jogos educativos como potenciais ferramentas para ensino e aprendizagem de evolução, avaliamos a eficácia de um jogo sobre seleção natural (Clipsitacídeos) no contexto do ensino médio. Embora tenham ocorrido ganhos, com o jogo, na aprendizagem dos alunos sobre evolução, uma comparação com uma intervenção que serviu de controle mostrou que esta contribuiu de forma semelhante para a aprendizagem. Diante deste resultado, discutimos o papel de fatores relativos ao contexto de ensino das escolas, como o tempo dedicado aos conteúdos de evolução e o preparo dos docentes para utilizar ferramentas como os jogos. Dificuldades encontradas na compreensão conceitual de evolução foram consistentes com aquelas observadas em outras investigações. Isso reforça a importância de continuar investigando a implementação de abordagens que permitam superar estas dificuldades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-12-29

Cómo citar

Vargens, M. M. F., & Niño-El-Hani, C. (2011). Análise dos efeitos do jogo Clipsitacídeos (Clipbirds) sobre a aprendizagem de estudantes do ensino médio acerca da evolução. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(1), 143–168. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4131