História da química e sua apropriação pelo currículo escrito – a noção de valência nos livros didáticos de química

Autores

  • Waldmir Nascimento de Araujo Neto Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Joana Mara Teixeira Santos Universidade Federal Fluminense

Resumo

O presente trabalho examina a forma como a noção clássica de valência é apropriada pelo currículo do ensino médio de Química, através da análise de dez livros didáticos, de acordo com treze temas. Observa-se que as relações históricas de precedência são em geral negligenciadas. O modelo utilizado parece preconizar a solução de problemas matemáticos ao invés de estimular o entendimento conceitual. No entanto, foram identificadas, através das definições apresentadas pelos autores, as mesmas categorias ontológicas que foram historicamente constituídas para este conceito.

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Publicado

2011-11-28

Como Citar

Araujo Neto, W. N. de, & Santos, J. M. T. (2011). História da química e sua apropriação pelo currículo escrito – a noção de valência nos livros didáticos de química. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4160

Edição

Seção

Artigos