Hortas em escolas urbanas, Complexidade e Transdisciplinaridade: Contribuições para a Educação Ambiental e para a Educação em Saúde

Autores

  • Elizabete Cristina Ribeiro Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Alexandre Brasil Fonseca Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Hortas escolares, complexidade, transdisciplinaridade, educação ambiental, educação em saúde, educação alimentar e nutricional.

Resumo

O Pensamento Complexo enseja a discussão sobre a multidimensionalidade da agricultura e suas interfaces com a Educação Ambiental e com a Educação em Saúde a partir da percepção de atores sociais de uma escola e de uma unidade de extensão pertencentes à Rede Municipal do Rio de Janeiro. Considerando a preocupação crescente com as questões ambientais e a promoção de hábitos alimentares adequados e saudáveis e a complexidade envolvida, sugerem-se as atividades agrícolas como instrumento pedagógico que facilita o exercício do pensamento complexo e da transdisciplinaridade, assim como a percepção da alimentação e do meio ambiente como temas transversais que se comunicam. O entendimento dos entraves e das possibilidades para a inserção destas atividades na escola urbana contemporânea requer a ponderação de aspectos individuais e sociais. Com essas perspectivas, as hortas escolares são re-qualificadas para o espaço urbano com base nos princípios da agricultura urbana agroecológica. 

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Publicado

2012-05-09

Como Citar

Silva, E. C. R., & Fonseca, A. B. (2012). Hortas em escolas urbanas, Complexidade e Transdisciplinaridade: Contribuições para a Educação Ambiental e para a Educação em Saúde. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(3), 35–54. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4207