Reflexões acerca da natureza do conhecimento químico: uma investigação na formação inicial de professores de química

Autores

  • Analice Almeida Lima UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNEMBUCO
  • Isauro Beltrán Núñez Núñez Universidade Federal do Rio Grande do Norte Departamento de Educação; Base de Pesquisa Formação e Profissionalização Docente

Palavras-chave:

Formação Inicial, Profissionalidade, Conhecimento Químico, Modelos.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar as ideias de licenciandos em Química em relação ao conhecimento científico e aos modelos usados nas ciências e no ensino de ciências. A pesquisa foi realizada na UFRN com 13 licenciandos durante a Prática de Ensino de Química, utilizando questionários e entrevistas. A análise dos dados coletados evidenciou que todos os licenciandos apontaram a existência de um método científico. A dimensão social e o papel dos modelos na construção desse conhecimento também foram destacados por alguns licenciandos. Os modelos científicos foram ressaltados como recurso para explicação, compreensão e interpretação dos fenômenos. Uma diferenciação entre modelos científicos e didáticos foi destacada, embora não tenha sido apontado que as diferenças estão norteadas pelas singularidades inerentes aos contextos científico e escolar. Os resultados da pesquisa evidenciam a necessidade de discussões, durante o processo formativo, relacionadas às categorias investigadas como subsídio à construção da profissionalidade docente.

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Biografia do Autor

Analice Almeida Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNEMBUCO

UFRPE- DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO- ÁREA DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO

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Publicado

2012-05-09

Como Citar

Lima, A. A., & Núñez, I. B. N. (2012). Reflexões acerca da natureza do conhecimento químico: uma investigação na formação inicial de professores de química. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(3), 209–229. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4215