Discursos sobre leitura e Ensino de Evolução na Formação de Professores de Ciências

Autores/as

  • Leandro Siqueira Palcha Universidade Federal do Paraná
  • Odisséa Boaventura Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palabras clave:

Leitura, Evolução Biológica, Ensino de Ciências, Formação Docente

Resumen

Considerar a leitura como prática social, na perspectiva discursiva, exige compreender sobre a construção identitária dos sujeitos leitores, delineada por uma relação histórica e ideológica. No ensino de ciências, o discurso evolucionista se destaca como um conhecimento legitimado pelo campo da ciência, mas que tem gerado dificuldades na mediação escolar o que nos conduz a valorizar as relações discursivas entre os conhecimentos científico e escolar. Tomando como referencial a Análise de Discurso, realizamos um estudo com licenciandos em Ciências Biológicas, com objetivo de analisar seus discursos sobre leitura e ensino de Evolução visando a apontar posicionamentos identitários. Para isso foi proposta a leitura de diferentes textos sobre Evolução e também a produção de um texto, um plano de ensino detalhando a utilização desse texto em sala de aula e um depoimento a respeito da mediação escolar e acadêmica deste tema.  A análise aponta discursos em que a leitura tende para a interpretação (leituras previstas) e outros em que a leitura tende para a compreensão (leituras problematizadas). São discursos que indicam sentidos analíticos, autoritários, críticos, interativos entre outros, expressos pela ação de suas memórias discursivas do que eles compreendem sobre o que é ser professor

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Biografía del autor/a

Leandro Siqueira Palcha, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Educação 

Odisséa Boaventura Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Professora do Programa de Pós Graduação em Educação

Publicado

2014-08-08

Cómo citar

Palcha, L. S., & Oliveira, O. B. (2014). Discursos sobre leitura e Ensino de Evolução na Formação de Professores de Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(1), 125–149. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4285