Discursos sobre leitura e Ensino de Evolução na Formação de Professores de Ciências
Palabras clave:
Leitura, Evolução Biológica, Ensino de Ciências, Formação DocenteResumen
Considerar a leitura como prática social, na perspectiva discursiva, exige compreender sobre a construção identitária dos sujeitos leitores, delineada por uma relação histórica e ideológica. No ensino de ciências, o discurso evolucionista se destaca como um conhecimento legitimado pelo campo da ciência, mas que tem gerado dificuldades na mediação escolar o que nos conduz a valorizar as relações discursivas entre os conhecimentos científico e escolar. Tomando como referencial a Análise de Discurso, realizamos um estudo com licenciandos em Ciências Biológicas, com objetivo de analisar seus discursos sobre leitura e ensino de Evolução visando a apontar posicionamentos identitários. Para isso foi proposta a leitura de diferentes textos sobre Evolução e também a produção de um texto, um plano de ensino detalhando a utilização desse texto em sala de aula e um depoimento a respeito da mediação escolar e acadêmica deste tema. A análise aponta discursos em que a leitura tende para a interpretação (leituras previstas) e outros em que a leitura tende para a compreensão (leituras problematizadas). São discursos que indicam sentidos analíticos, autoritários, críticos, interativos entre outros, expressos pela ação de suas memórias discursivas do que eles compreendem sobre o que é ser professor.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.