Contribuições da interpretação funcional de interações discursivas para a formação de professores de ciências

Autores

  • Fabiana Maris Versuti-Stoque Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.
  • Caio Castro Freire Universidade de São Paulo
  • Marcelo Tadeu Motokane Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Palavras-chave:

Práticas discursivas, alfabetização científica, sequência didática de ecologia, formação de professores, ensino de ciências

Resumo

Este artigo teve como objetivo investigar a contribuição da interpretação funcional de interações discursivas para a reflexão de uma professora de ciências sobre suas práticas de ensino. Para atingir esse objetivo, a professora realizou as seguintes etapas: i) a aplicação de uma sequência didática de ecologia para uma turma de sétimo ano do ensino fundamental e ii) a atividade de interpretação funcional das interações discursivas registradas. Os resultados sugerem que o recurso analítico ajudou a participante a mapear quais foram as suas ações que favoreceram ou dificultaram os desempenhos observados nos alunos, e consequentemente avaliar o processo de ensino-aprendizagem desenvolvido em sua realidade de atuação. Dessa forma, o procedimento configurou-se como uma estratégia efetiva para estimular a postura de um profissional crítico-reflexivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Maris Versuti-Stoque, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Professora doutora, na Universidade de São Paulo (USP), Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP), do Departamento de Psicologia, na área de: Fundamentos Psicológicos da Educação; e também professora do Polo de Licenciatura em Ciências (UNIVESP) na área de: Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores de Ciências e Biologia, Linguagem e Ensino de Ciências, Argumentação no Ensino de Ciências, Fundamentos da Educação e Metodologia de Ensino de Ciências.

Caio Castro Freire, Universidade de São Paulo

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alfenas (2009). Faz mestrado em Ensino de Ciências (Biologia) pela Universidade de São Paulo (USP) e é membro do grupo de pesquisa LINCE (Linguagem e Ensino de Ciências) da FFCLRP coordenado pelo Prof. Dr. Marcelo Tadeu Motokane.

Marcelo Tadeu Motokane, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Professor doutor do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Ciências (modalidade Biologia), atuando principalmente nos seguintes temas: argumentação no ensino de ciências e biologia, linguagem e ensino de ciências, educação ambiental, formação de professores de ciências e biologia. Orientador do Programa de Pós-Graduação Interunidade de Ensino de Ciências (modalidade Biologia) e Programa de Pós-Graduação de Biologia Comparada, ambos da Universidade de São Paulo. Coordena o grupo de pesquisa LINCE (Linguagem e Ensino de Ciências) e o Laboratório de Ensino de Biologia (LEB) do departamento de biologia da FFCLRP.

Downloads

Publicado

2015-03-12

Como Citar

Versuti-Stoque, F. M., Freire, C. C., & Motokane, M. T. (2015). Contribuições da interpretação funcional de interações discursivas para a formação de professores de ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(3), 159–172. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4298