A qualidade motivacional e uso de estratégias de aprendizagem no estudo de Física em cursos superiores
Palabras clave:
Ensino superior, estudo de física, motivação por metas de realização, estratégias de aprendizagem.Resumen
O presente estudo teve por objetivo avaliar a qualidade motivacional de estudantes universitários e o uso que os mesmos fazem de estratégias de aprendizagem na disciplina de Física. A metodologia foi inspirada na atividade de investigação e o conteúdo foi desenvolvido em torno de problemas experimentais. No meio e no final do semestre os alunos responderam a questionários em escala Likert, que continham itens relativos às metas de realização domínio e evitação do trabalho e ao uso de estratégias de profundidade e de superfície. Os dados revelaram uma orientação prevalente à meta domínio, que apareceu positivamente relacionada com a opção por estratégias de profundidade, enquanto que a meta evitação de trabalho correlacionou-se com estratégias de superfície. Análises de regressão mostraram os efeitos similares de predição. Os resultados foram comentados à luz da teoria, e foram levantadas explicações para a desistência de cerca de 20% da amostra inicial, bem como sugestões para o ensino de ciências em cursos superiores.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.