A qualidade motivacional e uso de estratégias de aprendizagem no estudo de Física em cursos superiores

Autores

  • Alcides Goya UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • José Aloyseo Bzuneck Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Ensino superior, estudo de física, motivação por metas de realização, estratégias de aprendizagem.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo avaliar a qualidade motivacional de estudantes universitários e o uso que os mesmos fazem de estratégias de aprendizagem na disciplina de Física. A metodologia foi inspirada na atividade de investigação e o conteúdo foi desenvolvido em torno de problemas experimentais. No meio e no final do semestre os alunos responderam a questionários em escala Likert, que continham itens relativos às metas de realização domínio e evitação do trabalho e ao uso de estratégias de profundidade e de superfície.  Os dados revelaram uma orientação prevalente à meta domínio, que apareceu positivamente relacionada com a opção por estratégias de profundidade, enquanto que a meta evitação de trabalho correlacionou-se com estratégias de superfície. Análises de regressão mostraram os efeitos similares de predição.  Os resultados foram comentados à luz da teoria, e foram levantadas explicações para a desistência de cerca de 20% da amostra inicial, bem como sugestões para o ensino de ciências em cursos superiores.

 

 

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Biografia do Autor

Alcides Goya, UTFPR- Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Professor do Departamento de Física do câmpus Londrina. 

José Aloyseo Bzuneck, Universidade Estadual de Londrina

Professor do Departamento de Educação.  

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Publicado

2015-12-22

Como Citar

Goya, A., & Bzuneck, J. A. (2015). A qualidade motivacional e uso de estratégias de aprendizagem no estudo de Física em cursos superiores. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(3), 519–535. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4327