Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo: análise em livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD 2012

Autores/as

  • Leonardo Augusto Luvison Araújo UFRGS
  • Russel Teresinha Dutra da Rosa UFRGS

Palabras clave:

ensino de evolução, livro didático, obstáculos epistemológicos.

Resumen

Uma série de estudos tem identificado obstáculos para o desenvolvimento do pensamento evolutivo. Considerando que um dos principais recursos didáticos utilizados nas escolas brasileiras é o livro didático, esse trabalho busca uma aproximação entre as abordagens do conteúdo de evolução biológica nos livros de Biologia integrantes do Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio no Brasil - 2012, e os estudos empíricos que identificam obstáculos á compreensão do pensamento evolutivo em estudantes. Parte-se de uma análise documental dos livros didáticos, verificando a forma como os conceitos de seleção natural, variação populacional e adaptação são abordados. A partir da abordagem presente nos livros, esse estudo apresenta algumas sugestões de como esses materiais didáticos podem cooperar para que os estudantes superem dificuldades sobre eventos e processos evolutivos, em consonância com os pressupostos epistemológicos e as práticas de construção do conhecimento próprias da Biologia Evolutiva.

 

 

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Biografía del autor/a

Leonardo Augusto Luvison Araújo, UFRGS

Colégio de Aplicação

Russel Teresinha Dutra da Rosa, UFRGS

Departamento de Ensino e Currículo, Faculdade de Educação

Publicado

2015-12-22

Cómo citar

Araújo, L. A. L., & Rosa, R. T. D. da. (2015). Obstáculos à compreensão do pensamento evolutivo: análise em livros didáticos de Biologia aprovados pelo PNLD 2012. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(3), 581–596. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4330