Os professores dos anos iniciais e o ensino de Ciências: uma relação de empenho e desafios no contexto da implantação de Expectativas de Aprendizagem para Ciências
Palabras clave:
Ensino de Ciências, Alfabetização científica, Formação de professores, Anos iniciais do ensino fundamental.Resumen
Apresentamos os resultados obtidos em um levantamento com treze professores dos anos iniciais da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (Brasil) antes da implantação de ações oficiais de formação continuada para a promoção das Expectativas de Aprendizagem para Ciências nos anos iniciais do ensino fundamental. Nossa intenção foi a de conhecer as percepções desses professores sobre seus conhecimentos em alfabetização científica, suas formações para trabalhar com Ciências, as atividades que consideram promover a alfabetização científica e as estratégias utilizadas nas avaliações das aprendizagens dos alunos. Este estudo buscou ampliar a compreensão sobre os desafios enfrentados por esses professores diante de uma literatura que recorrentemente salienta condições restritas e precárias de formação para o ensino de Ciências nos anos iniciais. Concluímos que os professores possuem conhecimentos coerentes acerca da alfabetização científica aproximando-se da definição acadêmica, muito embora reconheçam a necessidade de ampliar seus conhecimentos em ações de formação continuada.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.