Da Leitura da Realidade à Ação Problematizadora: Uma Análise do Nível de Consciência no Desenvolvimento do Pensamento Crítico

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u831865

Palabras clave:

Pensamento Crítico, Níveis de Consciência, Educação em Ciências

Resumen

Um dos temas investigados, recentemente, é o Pensamento Crítico e uma forma de promovê-lo é organizar o ensino desde uma perspectiva freireana tendo os estágios de consciência como parte da tomada de consciência crítica da realidade e a disposição para a transformação social. Esta investigação objetivou caracterizar estágios de consciência de estudantes desde a leitura do problema real à materialização da ação problematizadora. Propomos atividades para identificar, eleger o problema e uma sequência de atividades para fomentar o Pensamento Crítico. O estudo foi desenvolvido com 42 estudantes em uma disciplina de química de uma escola pública e a coleta dos dados realizada por meio de questionários, notas de campo e gravações em áudio. Os discursos foram caracterizados por meio de uma pauta de análise, considerando as dimensões da noção de Pensamento Crítico. Ao eleger o problema da falta de saneamento básico observamos um trânsito da consciência ingênua à transitivo-ingênua, com leituras simplistas da realidade e argumentos frágeis com posições, muitas vezes, individualistas, sem expressar disposição para mudança. A partir do tema foi planejada e analisada uma sequência de 4 atividades desenvolvidas em 4 meses. Nesta etapa observamos um avanço para um nível de consciência crítica, uma vez que se passou a reconhecer o acesso ao saneamento básico e à água potável como um direito, e o não acesso a água pode ser considerado uma forma de opressão. O instrumento de análise se mostrou adequado para acompanhar o processo de desenvolvimento do Pensamento Crítico e as bases teóricas foram coerentes do ponto de vista epistemológico.

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Biografía del autor/a

Anna Marbà-Tallada, Universidad Autónoma de Barcelona

Docente do Departamento de Ensino de Matemática e Ciências Experimentais na Universidad Autónoma de Barcelona, É phD em Educação Científica e investigadora do Grupo de Pesquisa LIEC. Atua em 2 linhas de pesquisa conectadas: Linguagem e Práticas Científicas e Educação Científica e ensino de Biologia.

Conxita Marquez Bargalló, Universidad Autónoma de Barcelona

Professora agregada Universitat Autònoma de Barcelona de la Facultat de Ciències de l’Educació. Ph. D., Doctorat, Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Masters, Master en Didàctica de les Matemàtiques i les Ciències Experimentals, Universitat Autònoma de Barcelona (UAB). Degree, Geología, Universitat de Barcelona (UB).

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Publicado

2024-08-22

Cómo citar

Silva, M. G. L. da, Marbà-Tallada, A., & Marquez Bargalló, C. (2024). Da Leitura da Realidade à Ação Problematizadora: Uma Análise do Nível de Consciência no Desenvolvimento do Pensamento Crítico. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e54106, 1–35. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u831865

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Artigos