Concepções sistêmicas na educação ambiental: uma experiência com alunos do ensino fundamental

Autores

  • Christiane Marques Palácios Rede Municipal de Ensino de Montenegro/RS
  • Rossano André Dal´Farra PPGECIM – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - ULBRA
  • Marlise Geller PPGECIM – Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - ULBRA

Resumo

A complexidade inerente às temáticas contemporâneas tem demandado a realização de abordagens que possam contemplar as múltiplas e inter-relacionadas questões que emergem na sociedade, sendo o objetivo deste estudo a identificação das possíveis contribuições das abordagens sistêmicas em atividades de educação ambiental. Com esse intuito, foram realizadas atividades com estudantes da 7ª série de uma escola municipal, incluindo produções de texto e reflexões em relação ao tema gerador “consumo”. Os resultados permitiram inferir que as atividades realizadas contribuíram para que os estudantes refletissem sobre o ambiente buscando desenvolver concepções mais amplas voltadas às temáticas relacionadas com a sua comunidade e com as questões globais, apontando para a importância das práticas pedagógicas que valorizam a construção dos conteúdos em rede. Observou-se também nas reflexões dos estudantes a construção de inter-relações entre consumo, ambiente, saúde e sociedade na comunidade de forma conectada com as questões globais relevantes na contemporaneidade.

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Publicado

2011-11-28

Como Citar

Palácios, C. M., Dal´Farra, R. A., & Geller, M. (2011). Concepções sistêmicas na educação ambiental: uma experiência com alunos do ensino fundamental. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(1), 211–229. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4130

Edição

Seção

Artigos