O Movimento Docente para o Uso da Divulgação Científica em Sala de Aula: Um Modelo a partir da Teoria da Atividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182493

Palavras-chave:

divulgação científica, teoria da atividade, ensino de ciências, formação de professores.

Resumo

A divulgação científica (DC) é um dos suportes que os professores de ciências podem usar para fomentar atividades de ensino. Ressalta-se, porém, que a DC é produzida para atender as necessidades de comunicação entre representantes da cultura científica e a sociedade, não sendo a escola um destino presumido da DC. Assim, para os professores de ciências usarem a DC em situações de ensino é necessário a apropriação dessa ferramenta cultural e adequação da mesma para os propósitos educacionais. Este trabalho apresenta um modelo para compreender o movimento docente para o uso da DC em sala de aula, para tanto se fundamenta na teoria da atividade e analisa a partir dos sistemas de atividades como o professor interage com a DC. O modelo destaca quatro sistemas de atividades em que professores atuam, suas interações e desdobramentos, que estão alocados em diferentes níveis hierárquicos.

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Biografia do Autor

Guilherme da Silva Lima, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Professor adjunto do departamento de Física da Universidade Federal de Ouro Preto

Marcelo Giordan, Universidade de São Paulo - USP

Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

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Publicado

2018-08-31

Como Citar

Lima, G. da S., & Giordan, M. (2018). O Movimento Docente para o Uso da Divulgação Científica em Sala de Aula: Um Modelo a partir da Teoria da Atividade. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 18(2), 493–520. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182493

Edição

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Artigos