Investigação dos Impactos do Processo de Elaboração, Aplicação e Reelaboração de Sequências Didáticas na Racionalidade Prevalente acerca do Planejamento
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u531562Palavras-chave:
PIBID, Modelos de racionalidade, Planejamento de ensino, Sequência didática, Modelo topológico de ensinoResumo
Este trabalho tem por objetivo investigar em que medida o Processo de Elaboração, Aplicação e Reelaboração (EAR) de validação de sequências didáticas promove modificações na racionalidade prevalente de professores(as) de Química em formação inicial. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso com bolsistas do subprojeto de Química do PIBID de uma universidade pública paulista. Para a coleta de dados foram utilizados questionários, entrevistas e grupo focal e as análises foram fundamentadas nos princípios da análise de conteúdo e da triangulação. Constatou-se que inicialmente os bolsistas apresentavam um amálgama de perspectivas que correspondiam à mescla de racionalidades em que a racionalidade prática era prevalente, indicando uma concepção de planejamento processual, situado e autoral, mas marcadamente acrítico e despolitizado. Após o Processo EAR, identificou-se uma diminuição acentuada do caráter tecnicista das concepções, mas com a manutenção da prevalência da racionalidade prática. Aponta-se que a modificação de racionalidades prevalentes não se dá de modo linear e direto, mas que o processo culminou em melhoria da coerência interna da sequência didática planejada; valoração de espaços e tempos de reflexões coletivas; valoração do planejamento de ensino; e reconhecimento dos condicionantes que atuam sobre o trabalho docente. Finaliza-se com apontamentos sobre as potencialidades e perspectivas do Processo EAR para pesquisas sobre formação de professores de Química.
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