Afetividade e ensino

marcas de dois professores inesquecíveis da área da Matemática

Palavras-chave: Afetividade, Decisões pedagógicas, Relação aluno-professor, Ensino superior

Resumo

Este trabalho analisa narrativas sobre dois professores identificados como inesquecíveis – profissionais que marcam positivamente a vida de seus alunos. Para isso, foi realizada uma entrevista com um professor em uma universidade pública, bem como uma enquete virtual na mesma universidade, onde esse professor atua; e ele foi apontado por um dos respondentes como seu professor inesquecível. Com isso, foi possível alinhar as declarações dos entrevistados, identificando as marcas deixadas pelos professores que foram transferidas para a prática docente. As decisões e as práticas pedagógicas do professor inesquecível, classificadas em núcleos e subnúcleos, foram identificadas nas narrativas. Reconhecer a mediação do professor e perceber a afetividade nela contida, que foram expressas nas entrevistas, trazem-nos exemplos de como essa mediação e as decisões no planejamento de ensino afetam e marcam os alunos.

Biografia do Autor

Ana Paula Silva Figueiredo, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, MG, Brasil

Graduada em Engenharia Mecânica e mestre em Qualidade e Produtividade (UNIFEI). Professora da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atua nas áreas de Educação a Distância e Design Instrucional (UAB/CAPES – Universidade Aberta do Brasil). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp, na linha de pesquisa de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias.

Sergio Antônio da Silva Leite, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil

Graduado em Psicologia (PUC Campinas), mestre e doutor (USP). Professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Possui experiência na área de Psicologia Educacional com atividades de ensino, pesquisa e orientação nos temas: afetividade, alfabetização e letramento, formação de professores, ensino e aprendizagem. Coordenou o Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2), vinculado à Pró-reitoria de Graduação da Unicamp. Coordena o Grupo do Afeto.

Publicado
2019-11-21
Como Citar
FIGUEIREDO, A. P. S.; LEITE, S. A. DA S. Afetividade e ensino. Revista Docência do Ensino Superior, v. 9, p. 1-17, 21 nov. 2019.
Edição
Seção
Artigos