Afetividade e ensino

marcas de dois professores inesquecíveis da área da Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-5864.2019.13490

Palavras-chave:

Afetividade, Decisões pedagógicas, Relação aluno-professor, Ensino superior

Resumo

Este trabalho analisa narrativas sobre dois professores identificados como inesquecíveis – profissionais que marcam positivamente a vida de seus alunos. Para isso, foi realizada uma entrevista com um professor em uma universidade pública, bem como uma enquete virtual na mesma universidade, onde esse professor atua; e ele foi apontado por um dos respondentes como seu professor inesquecível. Com isso, foi possível alinhar as declarações dos entrevistados, identificando as marcas deixadas pelos professores que foram transferidas para a prática docente. As decisões e as práticas pedagógicas do professor inesquecível, classificadas em núcleos e subnúcleos, foram identificadas nas narrativas. Reconhecer a mediação do professor e perceber a afetividade nela contida, que foram expressas nas entrevistas, trazem-nos exemplos de como essa mediação e as decisões no planejamento de ensino afetam e marcam os alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Silva Figueiredo, Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI), Itajubá, MG, Brasil

Graduada em Engenharia Mecânica e mestre em Qualidade e Produtividade (UNIFEI). Professora da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Atua nas áreas de Educação a Distância e Design Instrucional (UAB/CAPES – Universidade Aberta do Brasil). Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Unicamp, na linha de pesquisa de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias.

Sergio Antônio da Silva Leite, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil

Graduado em Psicologia (PUC Campinas), mestre e doutor (USP). Professor titular da Universidade Estadual de Campinas. Possui experiência na área de Psicologia Educacional com atividades de ensino, pesquisa e orientação nos temas: afetividade, alfabetização e letramento, formação de professores, ensino e aprendizagem. Coordenou o Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2), vinculado à Pró-reitoria de Graduação da Unicamp. Coordena o Grupo do Afeto.

Downloads

Publicado

2019-11-21

Como Citar

FIGUEIREDO, A. P. S. .; LEITE, S. A. da S. Afetividade e ensino: marcas de dois professores inesquecíveis da área da Matemática. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 9, p. 1–17, 2019. DOI: 10.35699/2237-5864.2019.13490. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/13490. Acesso em: 15 jun. 2021.

Edição

Seção

Artigos